12:59Retrato triste

por Valdeci Lizarte

Aos cinco anos de idade, Joceli Borges foi retratada pela famosa câmera de Sebastião Salgado ao lado dos pais, que peregrinavam pelo interior do Paraná em busca de um lote de terra. A foto, feita no assentamento do Buraco, virou capa do livro Terra. Lembra muito a feita por Steve Maccury, da menina afegã, para a National Geographic. Em ambas, os olhos parecem nos intimar, nos intimidar e revelar toda nossa desfaçatez. Dezesseis anos se passaram. Joceli tem hoje 21 anos e mora em Quedas do Iguaçu, região sudoeste do Estado. Recebe Bolsa Família, mas continua sem-terra. Um retrato da lentidão da reforma agrária brasileira.

Fotos de Sebastião Salgado e Paulo Cezar Farias/Folhapress

Compartilhe

3 ideias sobre “Retrato triste

  1. jose

    ZB, permita-me adicionar: logo após a foto dela pequena, o pai ganhou uma área e lá permanece até hoje. Ela saiu de casa e foi morar num acampamento para tentar conseguir uma terra para si.

    Pergunto:

    1) se é filha de produtor rural e trabalha na terra não há nenhuma forma de financiamento disponível para aquisição de terras?

    2) Se não consegue financiar uma área, mas sabe trabalhar a terra, não consegue um arrendamento e continuar a produzir?

    3) porque não usa o Pronaf?

    Infelizmente ela é só mais um número na massa de manobra criada por espertalhões para justificar mais e mais dinheiro desperdiçado com este saco sem fundo chamado reforma agrária…

  2. Velho de Guerra

    Essa é mais uma daquelas infinitas “demandas sociais” .
    Nunca terá fim…e esta é vantagem de muitos!

  3. antonio carlos

    E nestes 15 anos esta menina, hoje mulher, não conseguiu se educar? Por que ela insiste em ser sem-terra? Não há outras coisas a fazer? Tentar trabalhar no comércio, na indústria ou em outra atividade? Quedas do Iguaçu não é uma cidade tão pequena assim que não haja emprego, além do de sem-terra. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.