14:05Três fora da parede

Do Goela de Ouro:

Logo depois da reabertura do Palácio Iguaçu, a galeria dos ex-governadores foi modificada, por ordem do governador Beto Richa. Foram retirados os quadros com os retratos dos ex-governadores Antônio Ruppel, Algacyr Guimarães e Antônio Anibelli, este último retratado por Teodoro De Bona. Ele próprio instalou o quadro na galeria em 19 de dezembro de 1987, em solenidade presidida pelo governador Alvaro Dias. Pelo que se tem notado nas fotos recentes daquela sala, um dos principais motivos da retirada das três telas foi para dar destaque ao quadro do José Richa, pai do atual governador, apesar de os retratados terem passagens rápidas pelo Palácio Iguaçu. Antônio Ferreira Rüppel era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu o governo em 17 de novembro de 1965, por três dias, quando o governador Ney Braga e o vice Affonso Camargo Netto renunciaram – o primeiro para ocupar o Ministério da Agricultura no governo Castello Branco. Algacyr Guimarães terminou o mandato de Ney Braga, que foi convocado para o Ministério da Agricultura e, por isso, renunciado ao cargo. Algacyr foi eleito pela Assembléia Legislativa para concluir o período governamental. Antônio Anibelli substituiu o governador Bento Munhoz da Rocha Netto de 03 de abril até 1º de maio de 1955 quando este renunciou ao governo para ocupar o Ministério da Agricultura no governo Café Filho, cabendo-lhe transmitir o poder ao novo governador eleito pela Assembléia Legislativa, Adolpho de Oliveira Franco.
Compartilhe

5 ideias sobre “Três fora da parede

  1. zangado

    Mas não foram governadores ?
    Qual o critério “político” adotado ?
    Os governadores eventualmente faziam sombra à algum outro ?
    Ou existem assombrações inconformadas no Palácio restaurado ?
    Ora, pois, não basta a falta de projetos agora querem que faltem quadros de governadores …

  2. Analista

    Zangado, o motivo é simples: “um dos principais motivos da retirada das três telas foi para dar destaque ao quadro do José Richa, pai do atual governador”. Basta olhar as fotografias recentes do Salão dos Governadores para perceber a alteração. Beto Richa que coisa feia heim, tentar mudar a história do Paraná para promover o seu pai!!

  3. Peter Badarts

    Bem, aparecer na exposição, numa moldura do tamanho de todas as outras, por apenas três dias de mandato, uma semana, é um tanto quanto injusto.
    Não dá tempo nem para trocar a mulher do cafèzinho…

    Deveria pintar uma regra tipo: Fotografia na parede só depois de cumprido metade do mandato, tá ligado, mano…

  4. Wilson Bola

    falô, peter. tinha mesmo é que tirar os quadros. não foram eleitos pro cargo e exerceram por um tiquinho de tempo. cai fora…

  5. Gasparzinho

    Tá certo, Peter! Desse jeito, se o Governador for até o WC e pedir para alguém dar uma olhada na sala, o vigilante vai pedir quadro também…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.