9:20O mingau

por JamurJr

Elizio, um trabalhador dedicado, morava numa casa geminada em Antonina, onde todos ouviam os ruídos que produzia. Até barulhos mais íntimos eram escutados pelos vizinhos de parede. Estivador há muito tempo, Elizio saía cedo para o trabalho e voltava muito tarde. Nem tanto pelo serviço que tinha que executar. Na verdade permanecia algumas horas em companhia dos amigos, batendo papo e tomando uns goles. Uma cerveja para espantar o calor e animar a conversa.

A atividade cansativa do dia exigia algumas pausas para recuperar as forças e aliviar a tensão da rotina de repetir centenas de vezes os mesmos movimentos para arrumar a carga nos porões de navios. Uma rotina que começava às sete horas da manhã e terminava às cinco horas da tarde. Camiseta do time de futebol, suada e grudada no corpo, o rosto lívido anunciando falta de liquido suficiente e um convite do colega, era a senha para sentar no boteco, tomar cerveja e algumas vezes jogar um truco com alguns parceiros.

Quando chegava em casa estava sempre com fome. A mulher de Elizio, que costumava dormir cedo, sabendo da fome noturna do marido, deixava um mingau preparado numa panela, sobre a chapa de ferro do fogão a lenha. Um dia era mingau de fubá, ou farinha de mandioca, outro era de aveia – este, de preferência com um pouco de canela em pó.

A dedicada mulher ficava esperando o marido, deitada lendo a Bíblia, seu livro de cabeceira. Era evangélica, assídua nos cultos do templo e seguidora dedicada das orientações do Pastor. Ouvia o programa evangélico na emissora local com a assiduidade dos apaixonados por novelas na televisão.

Gostava do marido, mas abominava seu comportamento. Preferia ter Elizio sempre a seu lado no templo ou em casa, orando e pedindo ajuda divina. Considerava uma ofensa ingerir bebidas alcoólicas pelos bares da cidade. Elizio chegava fazendo barulho e falando de fome. Era quando a mulher alertava com sua voz aguda e fala lenta:

-Elizio, o mingau está na chapa.

Essa frase era repetida quase todas as noites:

“Elizio o mingau esta na chapa”.

Todos os vizinhos ouviam o anúncio do mingau na chapa.

E foi assim que Elizio ficou conhecido pelos vizinhos, e mais tarde por toda a população de Antonina: “Mingau na Chapa”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.