16:29Rubens Bueno diz que procurador-geral deveria pedir suspeição de Toffoli no julgamento do Mensalão

Da assessoria de imprensa do PPS:

Para líder do PPS, procurador da República deveria pedir suspeição de Toffoli

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse nesta quarta-feira (1) que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, deveria questionar a suspeição e o impedimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, um dos 11 integrantes daquela Corte, que começa nesta quinta-feira a julgar o mensalão. Como titular da ação penal, a PGR tem poderes para arguir o afastamento do ministro do caso.  Bueno menciona o fato de Toffoli ter tido relações de amizade e profissionais com alguns dos réus deste caso de corrupção que é o maior da história política do país.  O parlamentar lembra que Dias Toffoli já foi, inclusive, subordinado a aquele que é apontado pelo Ministério Público Federal como o chefe do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT).  “É evidente a suspeição do ministro Dias Toffoli para participar deste julgamento. Não bastassem suas relações profissionais com muitos dos acusados – inclusive como assessor do réu José Dirceu – há também uma questão de ordem pessoal, visto que sua atual companheira, Roberta Rangel, já atuou na defesa de outros réus na mesma Ação Penal”, argumentou o líder do PPS.

Roberta Rangel, segunda a imprensa, teria sido advogada dos ex-deputados Paulo Rocha e Professor Luizinho, que também serão julgados pelo STF no caso do mensalão, juntamente com 36 outras pessoas.

Carreira no PT

Ainda como justificativa para pedir o impedimento do ministro Dias Toffoli neste julgamento, Rubens Bueno também cita a carreira profissional do ministro Dias Toffoli, construída “sobre a máquina do PT”.

Antes de ser nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Toffoli foi consultor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), assessor do PT na Câmara dos Deputados, assessor jurídico da Casa Civil na gestão de Dirceu e Advogado Geral da União.

“Essa trajetória tão ligada ao partido e ao poder dificilmente passaria ao largo dos acontecimentos que desaguam no escândalo”, acrescentou o deputado do PPS.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Rubens Bueno diz que procurador-geral deveria pedir suspeição de Toffoli no julgamento do Mensalão

  1. jeremias, o bom

    Concordo.
    Toffoli não pode votar o mensalão, pois está (ou esteve) envolvido.

    Também acho que Gilmar Mendes, pelo mesmo motivo, não deve participar do julgamento.

    É uma vergonha se esses dois ministros participarem dos trabalhos.
    Não possuem isenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.