7:05Fernando Macedo Guimarães, adeus

Ele não precisava se expressar por palavras. Era só olhar para seu rosto para se sentir bem e acreditar na possibilidade de se viver mais feliz do que triste nesta Terra dos homens. Tinha um sorriso tão sincero que não havia defesa para nós, os atrapalhados da vida. Sempre foi assim que o encontrei nas poucas vezes desta sua passagem. Tanto fora como dentro do terreiro que comandava. Conheci primeiro a filha Lucilia, depois o filho Fernando, hoje presidente do Tribunal de Contas. Herdaram a mesma energia iluminada. Mas um dia ele disse a frase que carrego para sempre. Alguma coisa me levou até ele. Eu, perdido nas drogas, sentei diante do Caboclo Junco Verde, quando o Terreiro do Pai Maneco ainda era ao lado da Faculdade Espírita, e sem dizer nada, ouvi: “Você vai flutuar sobre os espinhos”. Quase vinte anos depois, no mesmo terreiro, mas em outro local, diante de uma plateia que ouvia palestras sobre dependência, eu pude agradecer ao senhor Fernando, que estava sentado lá atrás, me ouvindo. A frase poética e profética, só por hoje, só podia ser transmitida por uma alma que nos faz acreditar. Há pouco abri esta máquina e estava lá a mensagem de Rodrigo Fornos que reproduzo em seguida. Posso dizer que sou um privilegiado de tê-lo conhecido e privar da amizade dos seus filhos. Naquele noite, há muitos e muitos anos, quando ouvi suas palavras, estava drogado e no carro havia mais doses prontas em seringas descartáveis. Eu queria mais e mais, como todo viciado que percorre o fio da navalha que separa a vida e a morte. Mesmo assim, as palavras entraram, ficaram e no caminho percorrido começaram em pouco tempo a fazer sentido. Dezoito anos depois Junco Verde baixou novamente e ficou feliz por eu estar bem. E ria e falava para os pais de santo que estavam em volta. Sua felicidade era a minha, de menino que se salvou e cada vez mais acredita que há bondade no mundo. Obrigado, Fernando. Saravá!

Mensagem enviada por Rodrigo Fornos:

Com tristeza que escrevo este email para comunicar o desencarne do nosso querido Pai Fernando de Ogum, diretor espiritual do Terreiro do Pai Maneco. Fernando Macedo Guimarães deixa a viúva Yedda, os filhos Lucília e Fernando Augusto, e os netos Camila, Mariana, Olívia, Noah, Thiago, João Guilherme e Ragai. Fernando Macedo Guimarães foi advogado e cartorário. Seu maior legado são seus filhos de Umbanda espalhados por todo Brasil com sua filosofia Pés no Chão, que prega a simplicidade, o amor, a desmistificação da Umbanda. O Terreiro do Pai Maneco tem hoje 1600 médiuns e influencia diversos terreiros de Umbanda do país. Tenho a certeza de que ele está, mais do que nunca, cuidando com todo amor e carinho, de todos nós, seus filhos de fé! O velório será realizado na Capela 3 do Cemitério Municipal de Curitiba, no São Francisco, das 7h às 13h do dia 1. de agosto. O corpo depois seguirá para ser cremado. Um bjo com carinho e saravá!

Compartilhe

10 ideias sobre “Fernando Macedo Guimarães, adeus

  1. conceicao

    Querido pai o senhor estará para sempre em meu coraçao!Que DEUS te acolha em seus braços.

  2. Shelley

    Conheci a umbanda no Terreiro comandado pelo Pai Fernando, em 1997. Conheci a fé verdadeira, fundada na simplicidade e na caridade. Pai Fernando recebia a todos e a qualquer um em seu terreiro. Minha família toda deve muito a ele e a sua corrente de ferro e de aço. Pai Fernando segue agora seu caminho para a luz. Hoje seus filhos de fé choram na terra e seus guias comemoram no CÉU. Em mim… o sentimento é de GRATIDÃO

  3. lina

    Um divisor de àguas, quebrou o tabu das religiões como a umbanda em Curitiba.
    Um trezentão enfrentando batinas, isso não é pouco!
    Sua luz permanecerá!

  4. jose maria correia

    Fiquei muito pesaroso com a partida do Pai Fernando , como o chamavam os umbandistas e espiritualistas de todos os credos ;eu o conhecia desde criança já que ele era turfista e amigo de meu pai no Jockey Clube , sempre o vi no Tarumã irradiando uma calmaria e uma paz impressionante . No ano passado estivemos em reuniões da Chapa de Jael de Barros juntos com o Nestor Baptista , o Dr Armys Bertholdi e outros gigantes do turfe em um movimento liderado pelo também amigo Luiz Renato Ribas . Visitei algumas vezes o terreiro de Umbanda do Pai Maneco e testemunhei o carinho com que ele o Beco recebiam e orientavam as pessoas que o procuravam , muitas doentes , muitas em desespero e sem rumo.Sei o quanto as religiões afro sofreram e sofrem com discriminações de toda espécie , preconceitos que fácilmente desapareciam quando alguém assistia a um culto comandado pelo Pai Fernando em uma festividade com famílias e crianças cantando e professando a fé onde só cabia bons sentimentos , boas intenções , propósitos de cura , de evolução espiritual de paz de espírito como corajosamente relatou o Zé Beto.
    Eu que sou muito ligado ao litoral, devoto de Nossa Senhora Aparecida e Yemanjá a quem devo graças recebidas irei homenagear com muito respeito a memória do Pai Fernando à beira mar em meu culto solitário e despojado , entre as estrelas onde certamente estará o Fernando pelo muito de bem que realizou na passagem luminosa por este plano.

  5. Mariana Guimaraes

    Zé,
    Linda homenagem….obrigada pelas palavras.

    Realmente conviver com o Fernadão, para mim o vò Fernando, para tantos o pai Fernando, foi uma benção…. Agora ele està là de cima fazendo o que sempre fez….olhando por nós…..

  6. José Salomão

    Nós umbandistas estamos tristes pela partida de Pai Fernando, mas ao mesmo tempo, unidos com a espiritualidade em agradecimento por podermos ter aqui o previlégio de conhecer este ser iluminado, que nos antecedeu a outras esferas. Que nossos Guias e Orixás o recebam com o mesmo sorriso que ele nos recebia.
    Saravá Sua Bençao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.