7:06Skate na pista

Ontem um grupo meia centena de skatistas atacou viaturas do Siate e da Guarda Municipal que foram ao parque São Lourenço socorrer duas crianças que estavam praticando este esporte e se acidentaram. Com certeza a confusão foi reflexo de outro acontecimento ocorrido durante a semana onde um rapaz de 36 anos foi contido a força no Parque do Bacacheri e a ação do guarda municipal foi filmada e transmitida nas redes sociais e em alguns blogs como sendo de violência exagerada. Não há registro do que gerou a detenção do skatista, apenas o relato dele, que demorou alguns dias para fazer um Boletim de Ocorrência e afirmar que vai acionar a prefeitura de Curitiba. Os guardas municipais alegaram que houve desacato e resistência depois de terem pedido para o rapaz sair da pista por temerem a ocorrência de acidentes com pedestres pois o rapaz estava transitando em alta velocidade. O prefeito Luciano Ducci entrou na discussão e pediu investigação na Guarda Municipal. Juntou-se, portanto, o lé com cré para a atitude intempestiva de ontem, o que não se justifica de nenhuma maneira. Confiram:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1280487&tit=Guarda-Municipal-e-skatistas-entram-em-conflito-no-Parque-Sao-Lourenco

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1278155&tit=Pratica-de-skate-gera-tumulto-e-uma-detencao-no-Parque-Bacacheri

Compartilhe

16 ideias sobre “Skate na pista

  1. Supervisor Aparecido

    Na realidade foi reflexo da cultura do brasileiro, e da mídia que transformou um transgressor, que não respeita as regras imposta pela sociedade, em vítima. A prisão do Skatista no parque Bacacheri não teria acontecido se ele fosse educado suficiente, para observar uma placa de proibição à respeitasse, transgredindo mais ainda quando é orientado pelos Guardas e não os respeitandos. Que o prefeito libere tudo no parque, skate, bicicleta, roller, bebida alcoolica, andar à cavalos, carrinho de rolemã, entre outros, aí não haverá abuso de autoridada por parte da Guarda por não permitir que determinados veículos transitem nos parques, ficando apenas incubidos de ligar para o SIATE para atender osa acidentados. Parabéns à midia.

  2. alex

    enquanto isso no parque barigui meu filho de 15 anos e o meu sobrinho de 13 anos foram assaltados, levaram os skates, longbord, deles em plena 5 da tarde;
    o fim de picada!
    infelizmente o parque barigui se transformou numa rave a seu aberto, drogas, bebida, música alta.

  3. BERNARDO REIS

    Eu acho que tudo isso é falta de preparo dos Guardas e também descaso da prefeitura, levando o comentário do amigo acima em consideração, realmente a cidade está assim, sem segurança, sem apoio. Com certeza o Guarda não deve ter abordado a pessoa com educação pois infelizmente a maioria dos Guardas e PMs, já abordam com abuso do poder, e isso é resultado de um despreparo no treinamento, que é fruto de uma má gestão na cidade! Por isso devemos mudar já.

  4. josé

    com certeza isso é erro da Prefeitura que não deu os devidos treinamentos para este guardas ! vergonha o povo não acredita mas na segurança publica !!

  5. Luis E. Lelis

    O treinamento existe sim!
    O problema é que esse processo eleitoral está tão sujo, que qualquer coisinha é motivo de escândalo.Não se esqueçam que se esconder atrás de um nome(que nem sempre é verdadeiro) na internet é tão fácil como publicar uma notícia baseada em uma foto ou vídeo que, por sua vez, não dizem o que aconteceu antes do gravado.

  6. Anderson

    Deve sim haver um controle do que se usa no parque, concordando com o “Supervisor Aparecido”, o skatista que não respeitou às placas e ao policial, depois o pessoal cai em cima do prefeito por qualquer motivo; “acabou a luz lá em casa porque bateram o carro no poste, é culpa do prefeito, vamos mudar”, pelo amor de Deus pessoal.

  7. William

    Pelo menos o Prefeito está tentando fazer alguma coisa, podem até dizer que é por causa da época de eleição, mas espero de verdade que isso seja resolvido, e creio que é possível, eu não quero amigos meus skatistas e Pms se ferrando ai, espero logo que algo de bom aconteça.

  8. Thi

    GM precisa ser melhor preparado! Essa semana a notícia sobre o ataque aos skatista foi absurdo! O prefeito se diz amigo dos skatistas, mas a polícia monitorada por ele não sabe separar as coisas! Acha que ser skatista é sinônimo de ser bandido, vagabundo e isso claro é um pré conceito ridiculo! Não adianta o prefeito se dizer amigo dos skatistas e em 1 semana vários conflitos entre eles e os guardas municipais…assim o ducci perde mais e mais pontos p/ a eleição

  9. Manoel Pereira

    Foi um erro de ambas as partes, tanto da GM quanto dos Skatistas no ocorrido do parque bacacheri, mas e agora que quem atacou foram os skatistas? O povo tem que ver além do que lhes é mostrado, vejam sempre o outro lado da moeda.

  10. jessica

    Isso tudo deve ser reflexo da má gestão atual de curitiba com a segurança da cidade, que está péssima né!

    Muitas vezes más condições de trabalho oferecidas aos guardas por parte da prefeitura, tem esse lado tambem

  11. Aquino

    Violência só gera violência mesmo, não tem conversa. O duro é que Curitiba tem muita violência e muita incoerência nessa tropa civil municipal, que não tem treinamento adequado nem autoridade. A culpa é do Luciano, mas quem é mais responsável mesmo é o Beto.

  12. Guilherme

    Pessoal, antes de discutir a repressão, é preciso pensar na inclusão. Esses jovens não estão lá á toa. O atual prefeito cubriu com terra apista de Skate da praça da ucrânia, por pedido de alguns moradores influentes. Uma pazada de terra na juventude. A secretaria de esporte e lazer é outro exemplo, eles deveriam se pronunciar nesse caso, não só polícia, porrada e cadeia. Mais esporte, menos violência.

  13. leandro

    Em tempos passados, já se falava que a Guarda Municiapl não era policia é sim guarda patrimonial. Com a inclusão de ações policiais pela Guarda Municipal, o treinamento terá que ser policial e não na escola da Policia Civil e sim na academida do Guatupê, ois lá terão as técbnicas policiais de policiamento ostensivo, isso se a guarda for definida comop força de apoio e como policia. No caso em questão, a guarda agiu como guarda patrimonial, pois o cidadão “santo”, “educado” não só transgrdiu uma norma, ou seja não andar de skatre na pista onde crianças e outras pessoas circulam, causando risco de acidentes, como com sua nobre educação deve ter xingado de tudo o guarda muncipal. O correto e aí a qualquer um do povo é facultado, deveria ter sido feito a detenção do educadfissimo cidadão e recolhido na delegacia distrital, se assim foi feito, a ação está correta, pelas imagens, não está demonstrada a “tal agressão”. È chorareira de gente que tumultua e vem com o papo de direitos , direito tem aquele que acata leis, regras, normas e obedece o direito dos outros também. Será que seria permitido que eu, mortal e não skatista andasse a pé ou bicicleta numa das pistas de skates da cidade. Fatalmente não e pior correria um sério risco de ser expulso, para ficar barato, quando não agredido por estar num espaço deles. Ora skatistas que não tem nem o apoio da Federação de Skates, antes de reinvindicar direitos precisa cumprir com as obrigações.

  14. Fernanda Mitre

    Na verdade, neste caso, houve sim um abuso por parte dos skatistas, na minha visão.
    Mas não basta colocar a culpa apenas neles. A Guarda Municipal não tem esse pulso, e uma coisa simples se tornou uma batalha das feias, segundo relatos.
    Nção defendo nenhum lado, mas aponto o seguinte.
    – Skatistas errados por abusarem de uma situação e posarem de vitimas
    – Guarda Municipal, que sabendo que haveria tal manifestação, foi despreparada mesmo assim.

  15. Conde Edmundo Dantas

    Esse Leandro aí de cima é PM dando uma de entendido em segurança pública, aliás, isto é uma das várias coisa que a Polícia Militar não entende e não sabe como fazer.

  16. leandro

    Obrigado Conde Edmundo Dantas. Não sóu PM não, mas se fosse seria mais inteligente que você, que não entende nada do que falei e ainda sia da questão esquecendo 50%. Ah! agradeço por reconhecer que dei uma de entendido no assunto, pra seu governo mesmo não sendo PM, leio e muito assuntos gerais que enriquecem a nossa mente e vocabulário, percebeu….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.