14:45PARA NUNCA ESQUECER

Milton Ribeiro

Biografia de Milton Ribeiro para o Museu da Televisão Brasileira

Milton Ribeiro nasceu na cidade de Passos, interior de Minas Gerais, em 21 de agosto de 1919. Transferiu-se para São Paulo e ligou-se à arte ainda cedo.  Começou sua carreira artística como cantor, mas logo passou a ator. Ele iniciou na Rádio Cruzeiro do Sul, em 1944. Depois passou para as Rádios Tupi e Difusora,de São Paulo. Começou  a trabalhar em televisão, na pioneira TV Tupi de São Paulo e ali atuou por vários anos. Mas seu tipo físico o levou para o cinema. Ele era homem alto, de pele queimada e cabelo encaracolado. Um verdadeiro nordestino. Foi  seu tipo físico e sua voz grave, que fizeram com que ele fosse escolhido para o filme:”O Cangaceiro”, pela Companhia Vera Cruz. Ainda que na vida cotidiana Milton Ribeiro fosse risonho e amável, principalmente com os colegas, seu tipo fotografava bem, como cangaceiro. E o cinema brasileiro filmou o “ciclo do cangaço”. Milton Ribeiro fazia o papel correspondente a Lampeão, o herói do cangaço. O nome do personagem era Galdino. A estréia desse ciclo foi em 1951, com o filme:”Angela”. Mas o grande sucesso foi dois anos depois. Em 1953 foi rodado o filme:”O Cangaceiro”, dirigido por Lima Barreto e tendo como astro principal Milton Ribeiro. A película foi sucesso internacional. Foi o primeiro filme brasileiro a ganhar um prêmio fora do Brasil. Ganhou o Festival de Cannes, como melhor filme. Galdino era inspirado em Lampeão, tendo ao lado a companheira, que era representada por Vanja Orico e que gravou a célebre música:”Mulher Rendeira”. Sucesso absoluto, que galgou Milton Ribeiro, o mineiro simples, embora bom ator, aos píncaros da glória. O herói era Alberto Ruschel  e Marisa Prado fazia o papel da professorinha sequestrada por Galdino(ou seja: Lampeão).

Depois desse filme, vieram outros, também importantes e prestigiados. Milton Ribeiro fez:”Arara Vermelha”;”A Morte Comanda o Cangaço”; “O Cabeleira”; “Lampeão, o Rei do Cangaço”; “O Diabo de Vila Velha”; “Corisco , o Diabo Loiro”; “Meu Nome É Lampião”. Todos foram muito bem, mas nenhum atingiu a altura do primeiro deles,”O Cangaceiro”.

Embora tivesse trabalhado em televisão, pelo sucesso alcançado, ele ficou conhecido  mais como ator de cinema.

Milton Ribeiro faleceu em 16 de março de 1972.

Compartilhe

Uma ideia sobre “PARA NUNCA ESQUECER

  1. jadir rosa

    Sou natural de Passos e não conhecia este meu conterrâneo. Vou reproduzir a história (com os devidos créditos) e divulgar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.