11:01COLUNA DA SERPENTE

por Ruth Bolognese

Quem governa o Paraná?

Vamos e venhamos, com Beto Richa passeando entre Espanha e França, e o vice, Flávio Arns, mais conhecido como “A Voz”, reunindo o secretariado bem de manhãzinha para ler a Gazeta do Povo, quem é que governa o Paraná? A Gazeta do Povo, oras. Ela acende o fósforo e o governo corre atrás para apagar os incêndios.

A conexão Brasília

É notável os esforços dos bravos repórteres da Gazeta em levantar dados e suspeitas sobre a atuação dos governos Beto Richa e Luciano Ducci. E fundamental para o exercício diário do jornalismo. Mas é preciso reconhecer: a nossa querida Gazeta tem um pacto com o governo Federal, desde os tempos de Roberto Requião, que se consolida cada vez mais.

Tudo certo

Nada tem de errado a Gazeta do Povo ter lá sua opção preferencial por esse ou aquele Governo. Desde que o mundo é mundo grupos de comunicação fazem acordos com grupos políticos. O que é ruim para Curitiba e para o Paraná é a predominância absoluta de um jornal apenas. Falta um outro jornal, ou outros jornais, vinculados a vários grupos políticos, que divulguem, de verdade, o outro lado da questão. É assim que a gente fica sabendo das coisas. E aí podemos tirar nossas próprias conclusões. Enquanto a Gazeta ficar posando de jornal independente jogando de um lado só, isso não acontece.

Bom para a Gazeta

E se tivéssemos um outro grupo de comunicação capaz de se contrapor à Gazeta e à RPC, os próprios Cunha Pereira seriam beneficiados. Ficar sozinho na arena significa enfrentar o leão sozinho também. Ou levar “fumo” de tudo quando é lado. Então, alguém se anima a investir em jornal? Cadê o jornal do João Elísio Ferraz de Campos? Sai ou não sai?

Bolsa alimentação no TC

O atual presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães assumiu o cargo confortavelmente na posição de funcionário de carreira da Casa. Suas atitudes no sentido de modernizar a casa, dar mais transparência, usar rabo de cavalo e anel de motoqueiro deram um ar de novidade e de mudanças no TC. A concessão de um benefício como o Bolsa Alimentação para os conselheiros, com o agravante do efeito retroativo a 2004 , acaba com qualquer fantasia. O TC é e sempre será o mesmo. Que pena!

Compartilhe

8 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. rita

    Adoro seus comentários, mas me explica uma coisa: porque Flávio Arns é mais conhecido como “A Voz”?
    Também não me espanto com veículos de comunicação fiscalizando o poder público. Já não é de hoje que isso ocorre. Já ouviu falar do 4º poder? Não?
    A Imprensa, oras!!! Novidade nenhuma na sua coluna de hoje, poderia ser melhor…

  2. Apolinário Zarzuela

    A não ser pela homenagem ao bom jornalismo, não sei se fazem alguma diferença prática essas notícias. Até agora, as coisas continuam as mesmas na política e o notíciário não foi capaz de influenciar as eleições. As turmas continuam aí, mamando, e suas boiadas tranquilas no pasto. Todo o pau da mídia, em cima do ex-governador, de triste memória, não foi capaz de impedí-lo de alcançar a imunidade senatória. Assim, é muita farinha para pouco pirão.

  3. engenheiro

    Você se equivocou, e de uma forma lamentável para quem é jornalista! É irrelevante discutir de que lado está um jornal ou um jornalista. Afinal somos todos “animais políticos”, segundo a filosofia e portanto não há midia imparcial. Relevante é saber se as denúncioas que faz são procedentes.

  4. O CURITIBANO

    EXCELENTE DONA SERPENTE, NÃO É SÓ EM JORNAIS, QUE O NOSSO ESTADO SE COMPORTA ASSIM, SOMOS DESUNIDOS, MESQUINHOS, INVEJOSOS, TANTO QUE O PESSOAL LÁ DE CIMA(NORDESTE,NORTE,CENTRO-SUL) ESTÃO NADANDO DE BRAÇADA.TANTO EM CONSEGUIR VERBAS, QUANTO A POSTULAÇÕES .DE QUALQUER PROCEDENCIA. ABS. PARABENS NOVAMENTE.

  5. A.A.

    Querida Ruth, eu adoro suas analises e é melhor ter a Gazeta que nada
    …esse jornalismo investigativo é super saudável .
    Nossos funcionários públicos , pagos com nosso dinheiro estavam em berço esplendido….gastando o que falta da educação, da saúde em benefício própio.
    Esses dias fui assaltada , e ao fazer o B.O eu pedi que fossem atras o investigador me contou que estavam sem combutível……

  6. marcelo santana

    JÁ TEMOS O PREFEITO PARANATV E AGORA O GOVERNADOR GAZETADOPOVO, AMBOS GOVERNAM PELAS NOTÍCIAS QUE SAI NA TV E NO JORNAL. NÃO SEI POR QUE ENTÃO HA TANTOS ASSESSORES SE AS COISAS SÓ SE RESOLVEM QUANDO SAI NA TELINHA OU NO JORNAL.

  7. Fausto Thomaz

    Luis Fernando Guimarães???? Presidente do TC??? Tá vendo muita novela querida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.