15:16COLUNA DA SERPENTE

por Ruth Bolognese

As escolhas da OAB

Os debates e as sabatinas para a  indicação do desembargador que vai ocupar a vaga do 5º Constitucional no Tribunal de Justiça do Paraná  foram os mais longos dos últimos anos. Na sexta-feira  48 conselheiros da Ordem levaram 14 horas para chegar a 6 nomes, liderados por José Hipólito Xavier, ex-presidente da OAB. O TJ  peneira para 3 nomes e envia para o governador Beto Richa escolher.

Candidatura polêmica

Entre os advogados que se apresentaram como candidatos a desembargador, o mais polêmico foi o deputado estadual Fábio Camargo, que mesmo sem cumprir os requisitos básicos para se inscrever, fez campanha a céu aberto, aqui e no Interior do Estado. Não teve sucesso. No primeiro turno recebeu 7 votos e no segundo nenhum voto.

Dissidência

A indicação do novo desembargador e a campanha interna da OAB mostrou que:

1) O atual presidente, José Lúcio Glomb, conduziu o processo de escolha no fio da navalha. Não cedeu a provocações nem se deixou levar pela beligerância que a candidatura de Fábio Camargo queria provocar. Foi competente;

2) Ficou claro que a dissidência dentro da OAB tem três representantes: os advogados Rolf Korner, João Ricardo Cunha de Almeida e João Oliveira Franco Sobrinho. As manifestações de Korner sobre o falecido advogado Aciolly Neto, por extemporâneas e fora de contexto, levarão a OAB/PR a representar contra ele no Conselho Nacional da entidade;

3) Pela terceira vez o nome de José Hipólito Xavier lidera a  lista indicada pela OAB. Agora depende das escolhas do TJ e do governador Beto Richa.

Sem salamaleques

Uma imagem vale por mil palavras: na fotografia do encontro com Gustavo Fruet, o ex-presidente Lula parece contido e até desconfortável. Onde os abraços? Onde os alegres salamaleques? A linguagem corporal não falha. E é mais forte do que a versão: Lula ainda levará um tempo para trocar o deputado que o fustigou durante toda a CPI dos Correios pelo candidato apoiado pelo PT em Curitiba.

Sonia Oms

Convivi durante um bom tempo com Sonia Oms, a Soninha, anos depois da nossa formatura em Jornalismo pela UFPr. Irmã de Atilano Oms, que entre as décadas de 70/80/90 era um dos maiores empresários do Paraná, elasempre buscou seu espaço, discretamente, fora do círculo familiar. Ainda jovem e bela teve o rosto destruído num acidente de carro e se submeteu a dezenas de cirurgias com coragem e resignação. Nem por isso perdeu a alegria. A vida nos separou há muitos anos e ontem fui surpreendida pela notícia de sua morte, aos 60 anos. Fica a lembrança de uma mulher doce, sempre preocupada com os filhos, os irmãos e com projetos de vida ainda incompletos.

Foi Mário Quintana quem disse que a morte sempre nos surpreende assim, num momento qualquer, e nos arranca para fora da vida.

Compartilhe

6 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. Pingback: Uma imagem e mil palavras | Boca Maldita

  2. Marcos

    Fabio Camargo não foi beligerante como diz essa colunista. Ele procurou apenas o direito de concorrer como está Constituição Federal. O básico. A OAB/PR pelo seu presidente mesa que tentaram de todas as maneiras rasgar a Carta Magna. Foi uma vitória o fato de participar e a conquista dos votos de conselheiros de peso pesado na ordem. Com anos de experiências e trabalhos prestados.

  3. Ana Aparecida

    Acompanhei todo o debate. Fabio teve forte resistência no meio. Por isso tentaram bloquear a sua candidatura de todas as maneiras. A democracia não existe atualmente na ordem. Quem manda é a mesa. O bom que o Fabio expôs essa divergência. Alguns conselheiros fortes mostraram a insatisfação com Glomb. Outros nem foram votar por medo de forte represália. Vergonha!!!

  4. João Ricardo Cunha de Almeida

    Com surpresa recebo a informação, em tom desagregador, de que “virei” dissidente da OAB/PR, jamais fui consultado sobre o assunto. Sempre me portei de forma transparente e assumi publicamente meus posicionamentos, não sendo diferente o que ocorreu na referida sessão. De fato, sempre fui crítico para com algumas atitudes que reputo não serem as que melhor defendem aos interesses dos advogados, inclusive no que tange ao Provimento 102 da OAB e gastos com a mídia. Causa estranheza e reflexão a notícia, a que tudo indica pautada pela assessoria de imprensa da própria OAB, vez que traz informações internas da casa e que ainda não foram levadas a deliberação do Conselho, isto sem falar na proximidade do Senhor Ernani Buchman e a conceituada colunista (Ruth) (http://www.youtube.com/watch?v=74sLoRWOoqI). Na qualidade de Conselheiro e Presidente da Comissão de Contas e Orçamento, que fiscaliza os gastos da Ordem, inclusive perante a mídia, informo que ficarei ainda mais atento. Att. João Ricardo Cunha de Almeida

  5. rolf koerner juniot

    Sr. Zé Beto,

    O Conselho Pleno da OAB é assembléia dos advogados que, na última sessão, infelizmente, não puderam escolher os candidatos para a formação da lista sêxtupla. Por isso, coube aos conselheiros representá-los. Sou conselheiro titular e, no exercício de minha atribuição, ativamente participei do processo de escolha, por mais de dezena de horas, daqueles que, agora, terão seus nomes votados ou não pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Todo o resto é bobagem. Dissidência política, ofensas seja lá o que for não se prestam, quer para anular a independência que sempre norteou o meu papel institucional, quer para aniquilar a verdade sobre fatos conhecidos que enfraquecem a OAB e os advogados, hoje, infelizmente, um condomínio de e para poucos condôminos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.