16:47Os paranaenses que votaram contra a PEC do Trabalho Escravo

Da assessoria de imprensa do PPS:

Antes tarde que nunca, diz Rubens Bueno sobre votação da PEC do Trabalho Escravo
Para líder do PPS, quem votou contra votou pela manutenção da escravidão no campo e nas cidades

O deputado Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara, comemorou esta semana a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que determina a expropriação de terras onde for constatada exploração de trabalhadores em condições análogas à de escravidão. A PEC foi aprovada pela Câmara na noite da terça-feira (22/05), em segundo turno, com 360 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções, e segue para o Senado. Dos 30 deputados federais paranaenses, 20 votaram a favor, quatro estavam ausentes e outros seis votaram contra a medida.

“A escravidão é a negação da democracia, da liberdade e do ser humano. Quem votou sim votou pelo fim dessa vergonha nacional. Quem votou não votou pela manutenção do trabalho escravo no campo e nas cidades”,afirmou Rubens.

Num pronunciamento da tribuna do plenário da Câmara, Rubens disse que a aprovação da PEC acontece “antes tarde que nunca”, numa referência à demora em sua tramitação e cuja discussão remonta ao início da década passada. “Estamos votando uma PEC de 2001 e que só se tornou realidade a partir de 2004 com a chacina dos fiscais do trabalho em Unaí (MG).

“Não fosse isso nós não estaríamos aqui hoje. É urgente recuperar o tempo perdido. Temos que acabar com o trabalho escravo, que fere a dignidade humana e a liberdade do ser humano”, discursou o líder.

A Chacina de Unaí ocorreu no dia 28 de janeiro de 2004. Enquanto faziam uma fiscalização rural, três auditores-fiscais do Trabalho, Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista do Ministério do Trabalho e Emprego, Ailton Pereira de Oliveira, foram assassinados. O crime não foi julgado até hoje. Dos nove acusados indiciados, quatro estão em liberdade.

Para o deputado, o Brasil só ganhará respeito no mundo democrático se verdadeiramente combater o trabalho análogo à escravidão. “É urgente recuperar o tempo perdido. Temos que acabar com o trabalho escravo, que fere a dignidade humana e a liberdade do ser humano”, discursou o líder.

Deputados que votaram contra a PEC:
Abelardo Lupion
André Zacharow
Eduardo Sciarra
Luiz Carlos Setim
Nelson Meurer
Nelson Padovani
Deputados ausentes durante a votação
Alfredo Kaefer
Dilceu Sperafico
Giacobo
Takayama
Compartilhe

2 ideias sobre “Os paranaenses que votaram contra a PEC do Trabalho Escravo

  1. Basicão

    Nenhuma novidade ou surpresa na lista contrária à PEC. Digno de nota seria se eles votassem a favor.

  2. CHC

    A canalha escravocrata do Paraná para nos envergolhar. Quanto sai uma campanha para deputado federal ?
    Resposta: de 2 a 6 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.