6:33Força, Jair!

por Célio Heitor Guimarães

Soube pelo Renato Mazânek, uma das lendas vivas do rádio e da TV paranaenses, e a notícia deixou-me triste e preocupado: Jair Brito encontra-se internado, em coma induzido, em hospital de Taubaté, SP. Não houve detalhes, mas desconfio que possa ter relação com o maldito vício do tabaco, já que Jair sempre foi um fumante inveterado.

Para quem não sabe, esclareço: Jair Brito foi um dos maiores radialistas do Paraná, com importante atuação no rádio de Santa Catarina e de São Paulo. Em Curitiba, começou na velha Rádio Guairacá, da Rua Barão do Rio Branco, “A Voz Nativa da Terra dos Pinheirais”, emissora importante, de grande audiência e de elevado padrão artístico, que então disputava a preferência do público com a pioneira PRB-2, Rádio Clube Paranaense.

Depois, Jair foi para a Colombo e Ouro Verde (onde criou o inolvidável “Pick-up Automático”, com “música, apenas música”, enorme sucesso de audiência), até chegar à Independência da primeira fase, que ele moldou, desde o nascedouro, à sua imagem e semelhança. Foi a grande potência radiofônica em AM dos anos 60/70. Ali, Jair reuniu os melhores profissionais, o melhor som e a melhor programação da cidade – 24 horas por dia no ar. Acho que também andou pela Clube, mas acabou chegando a São Paulo, onde dirigiu emissoras do porte e do calibre da Bandeirantes, Nacional (hoje Globo) e Jovem Pan.

Depois de anos de labuta na paulicéia desvairada, Jair Brito cogitou voltar a Curitiba – cidade da qual, em verdade, nunca se afastou completamente, pois sempre fez questão de manter-se a par das coisas e dos acontecimentos do Paraná via internet. Era, aliás, frequentador contumaz deste blog, participando dele, volta e meia, com oportunos comentários. Mas acabou mudando-se para Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. À beira do mar, manteve-se antenado, de olho na tela e sintonia no dial. Em recente comentário para o site Caros Ouvintes, de Antunes Severo, lamentou o destino de uma das mais tradicionais emissoras de rádio do país, a Guarujá, de Florianópolis. Com a costumeira competência, escreveu:

“Emergente de um confortável retiro – ao qual me entreguei depois de muitos anos de trabalho (estou me deliciando em viver na estância balneária de Ubatuba, que tem mais de 70 praias) – solto minha voz, alto e bom som, para protestar contra o que acabo de ler em outro site especializado em notícias sobre rádio: a Guarujá, de Florianópolis, vai silenciar a programação de suas emissoras de AM e FM, abrindo mais espaço para a Igreja Universal do Reino de Deus, que já ocupa vários canais da capital catarinense.

“Meus pêsames aos radiofusores gestores da tradicional empresa catarinense pelo atentado ao bom-senso e aos ouvintes, muitos deles brasileiros, que está para ser consumado no próximo mês de dezembro. Custa acreditar em mais esta operação desmanche do rádio, que demonstra total incompetência de gestão. “E, por isso, é preciso gritar contra o ato de “acabar” com a quarta emissora que surgiu em Santa Catarina, uma das grandes da época de ouro do rádio brasileiro.

“Será o assassinato de porta-voz da população da Ilha famosa por conta de uns punhados de dólares fáceis de ser faturados, atingindo o coração do nosso bom rádio, que está de luto desde o fechamento da excelente Jornal do Brasil, a AM JB famosa, que anos atrás passou a transmitir programação religiosa. Esta intromissão fere a legislação de radiodifusão brasileira e, por certo, vai determinar o desemprego de muitos bons profissionais de um mercado já bastante carente, daí merecer um movimento por parte dos que ainda acreditam numa ação moralizadora do Ministério competente, o das Comunicações”.

Força, grande Jair! Estamos todos torcendo por você, certos de que o rádio brasileiro e os seus amigos ainda precisam muito do seu talento.

Compartilhe

5 ideias sobre “Força, Jair!

  1. Ivan Schmidt

    Prezado Célio Heitor: ainda peguei a era de ouro do rádio na Ilha dos Casos e Ocasos Raros, como diria Zininho, um de seus compositores populares.
    Início dos anos 60, a Guarujá dominava a radiofonia local até o surgimento da Rádio Diário da Manhã (hoje CBN), com os locutores afamados da época (Dib Cherem, Hamilton Alves e outros)… Na Diário, as figuras predominantes eram Adolfo Zigheli, Antunes Severo, Carminatti Jr, Dakir Polidoro e outros que não me lembro mais… Pouco depois apareceria a Rádio Anita Garibaldi, onde trabalhou um locutor curitibano (Oswaldo Rubim) e em seguida vieram a Radio A Verdade, do Manoel de Menezes (Estreito) e a Rádio Santa Catarina, do deputado federal Aroldo Carvalho (UDN), na qual o grande Jali Meirinho, redator-chefe, deu-me o primeiro emprego de “foca”. Coisa sem importância, enfim, como a cobertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores…

  2. Parreiras Rodrigues

    É, ZéBéTo. E o Jair meteu o dedo na ferida ao falar das rádios que estão sendo compradas por igrejas caça-niqueis.

    Daqui um tempo mais, a gente não vai mais ouvir música, notícia, tempo, só orament

    Haja saco, deve estar pensando Jesus.

  3. Marilze dos Santos Brito

    Muito Obrigada por esse texto,
    é muito bom saber que ainda tem gente que valoriza o trabalho do nosso Pai.
    O quadro clinico de JB ainda é critico, mas temos muita esperança que ele possa sair dessa!!!
    Vamos mandar toda nossa energia positiva pra ele!!!
    Mais uma vez obrigada!!!

  4. Maricelia Brito

    Zé Beto… sou a filha mais velha de Jair Brito e preciso te contar uma coisa.. quando você conheceu meu pai ele era um fumante inveterado sim.. mas já faz 38 anos que não acende um cigarro apenas morde a ponta do filtro ou coloca um cravo na boca para senti-la ocupada…
    Nosso pai é nosso exemplo (somos 3 irmãos, 2 mulheres e um homem) pela vivacidade que sempre nos mostrou… as vezes nos sentimos mais velhos que ele , pois ele tem muita energia ainda, que gostaríamos de aproveitar por muito mais um tempo…Obrigada por suas palavras e receba o abraço da esperançosa família Brito

  5. zebeto

    maricelia, seu recado é para o célio heitor guimarães. é dele o texto sobre seu pai. de qualquer forma, obrigado. abraço. saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.