21:12Estádio sem grana

Da Gazeta do Povo:

TC-PR suspende repasse de recursos para obras da Copa

Relatório do órgão aponta série de irregularidades. Medida afeta diretamente o já lento processo de adequação da Arena da Baixada para o Mundial

O Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) determinou nesta quinta-feira (12) a suspensão dos repasses do governo estadual para a prefeitura de Curitiba e o Atlético no pacote Copa 2014, o que influi diretamente na reforma da Arena da Baixada. A medida é válida até a publicação do termo aditivo ao contrato entre as três partes, que deve incorporar as recomendações e determinações da Comissão de Auditoria das Obras da Copa do Mundo de 2014. O prazo é 31 de maio.

O atual acordo triplo prevê o repasse de verbas do governo à prefeitura, que utiliza parte do dinheiro para obras urbanas e repassaria outra parte do montante para a reforma da Arena via créditos do potencial construtivo – até o momento, porém, o Atlético ainda não recebeu nenhuma parte dos recursos, o que já mantinha as obras no estádio em ritmo lento.

A decisão foi anunciada na sessão plenária do TC-PR na tarde desta quinta-feira (12), quando o conselheiro Heinz Herwig, presidente da Comissão, apresentou o relatório de atividades do grupo criado em 2009 para fiscalizar a evolução dos empreendimentos relativos à Copa em Curitiba.

Além de formalidades legais, a Comissão pede a inclusão de um plano de trabalho detalhado e cronograma físico-financeiro; a revisão das cláusulas inexequíveis e condicionantes dos repasses; a alteração da cláusula relativa ao real valor do objeto e a reavaliação quanto à parcela que cabe ao Atlético, desconsiderando os incentivos fiscais – o orçamento do clube para reforma do estádio sempre considera a isenção de impostos.

Também foi verificado descumprimento dos prazos fixados na Matriz de Responsabilidades – documento que relaciona as obras e prazos de conclusão – e detectou que o tempo necessário para a análise dos projetos pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos financiamentos, não foi considerado no cálculo do prazo final das obras. De acordo com o relatório, de 15 contratações dez ainda não foram concluídas.

Desapropriações

A Comissão cobra também explicações em relação a desapropriações de imóveis: qual será a destinação pública dos espaços após a Copa, o motivo do aumento de imóveis envolvidos, o valor dos acordos com os proprietários e a contrapartida do Atlético.

De acordo com o TC-PR, as recomendações e determinações serão encaminhas a governo, prefeitura e Atlético, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e demais órgãos fiscalizadores. Em caso de descumprimento, os gestores públicos responsáveis ficarão sujeitos a multas administrativas.

Compartilhe

7 ideias sobre “Estádio sem grana

  1. leandro

    Uma pergunta simples, no que diz respeito as desapropriações.Os imóveis foram declarados de utilidade pública para fins de desapropriações! Certo! Qual a utilidade pública neste caso? OAtlético será proprietário dos imóveis? Receberá permissão de uso? Receberá concessão de direito real de uso? Os imóveis terão cláusulas de incomunicabilidade e impenhorabilidade? Não cabe reversão aos exprpriados? Não teriam os expropriados que concordar em outro uso que não a incorporação no patrimônio público, como bens de dominio público consideando a finalidade das desapropriações?Enfim são várias questões e dúvidas que nós contribuintes gostariamos de saber e não simplesmente um bem público cair na mão de uma entidade privada.Bom só falta criarem um fato para o Atlético permutar esses imóveis que estão para vir para o Atlético por outro que possa interessar ao Município, aí será demais e estarão inventando, pois mesmo assim seria através de uma permuta.

  2. Pedreiro

    Sei não!!!!!!!! Mas como diria meu padrinho Bento Bartolomeu…SSSSIIIIIIFFFFFFUUUUUUUUU… de vermelho e preto! Maldade! Alguém deveria informar ao Petralia que acabou o caixa 2! E o que ele deixou enterrado no passado está batendo à porta! Esta com cara de “Pinheirão 2” – a volta!

  3. Wilmar

    O Atlético iria tocar a obra com o adiantamento feito pelo Governo Municipal/Estadual. Mas peraí! Por quê não antecipar a parte correspondente a ele, até receber os recursos públicos?

    Sabemos que, ao final, só recursos públicos seriam investidos.

    E tudo isso para somente 4 joguinhos, afinal Curitiba receberá jogos da 1ª fase.

  4. Luiz Fernando Pereira

    Se colocarem tudo numa lista, já são diversos os motivos para enxotar de Curitiba os três jogos da Copa a serem realizados aqui. Concordo com o Romário que diz que passaremos vergonha.

  5. ivanowski

    . NOOOSSSAAA geeeenteeee !!!

    . O ‘Tribunar Faz de Contas’ tá muiiitooo ativo.
    . Ver os conseieros” vestindo àquela toga, toda engomadinha, me faz rir ….. rsrsrsr

  6. buracãonacopa.com

    Esses conselheiros são todos comunistas! Magina só ! Eles tem que ser processados por crime de lesa-petraglia! O Hurricane of the Americas está fazendo das tripas coraçao para que o Paraná receba grandes jogos da copa!! Judiação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.