14:44Em alta

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Fernanda Leitóles, com Agência Brasil

Paraná registra a maior alta na produção industrial de 2011
Dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo IBGE mostram uma expansão de 7% no estado

A produção industrial cresceu 7% no Paraná no acumulado de 2011. Essa foi a maior alta entre as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional foram divulgados nesta terça-feira (7).

De acordo com o IBGE, os setores que mais contribuíram para o resultado obtido pelo Paraná foram veículos automotores (29,9%) e refino de petróleo e álcool (12,11%). “Dentro desses setores, os destaques foram a produção de caminhões e de diesel e gasolina”, afirmou Rodrigo Lobo, economista do IBGE.

Além do Paraná, a produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. Outros estados em que a produção cresceu acima da média nacional de 0,3% foram o Espírito Santo (6,8%), Goiás (6,2%), o Amazonas (4%), o Pará (2,7%) e o Rio Grande do Sul (2%). Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com crescimento de 0,3%, e São Paulo, com aumento de 0,2%, completam a lista dos estados que tiveram taxa positiva em 2011.

Pernambuco não teve crescimento em 2011, assim como em 2010, já que apresentou taxa zero. Já os estados que tiveram queda foram a Bahia (-4,4%), Santa Catarina (-5,1%) e o Ceará (-11,7%). A Região Nordeste também teve resultado negativo: -4,7%.
Comparação entre dezembro de 2010 e de 2011
A produção industrial paranaense cresceu 23,5% na comparação entre dezembro de 2010 e de 2011. O setor de veículos automotores registrou alta de 50,9% e o de edição e impressão de 73,9%. De acordo com o IBGE, o primeiro setor citado tem peso maior na indústria do estado
Na comparação de dezembro de 2011 ante novembro, oito estados tiveram crescimento e seis registraram queda. Já na comparação com dezembro de 2010, sete estados apresentaram alta e sete tiveram redução na produção.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Em alta

  1. Zangado

    Ainda bem que não apareceu nenhum político querendo ser o pai da alta da produção industrial só porque está ocupando o cargo sem mesmo saber como se faz um alfinete …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.