8:40O duelo de titãs, outra vez

por Célio Heitor Guimarães

Olhem o que está de volta: o combate do século (passado)! Ou seja, a luta entre os homens mais poderosos da Terra. De um lado do ringue, Muhammad Ali, o campeão peso-pesado de boxe; do outro, Superman, o Homem-de-Aço, super-herói de Krypton. Clássico dos quadrinhos dos anos 70, lançado originalmente (1979) pela antiga Ebal de Adolfo Aizen, Superman VS. Muhammad Ali, será relançado pela Editora Panini, em edição de luxo, com capa dura e formato especial (96 páginas, papel couché, R$ 22,90).

A trama segue os padrões da época: uma armada alienígena ameaça destruir a Terra, a menos que seja eleito um campeão para lutar pelo planeta. Por isso, Super-Homem e Cassius Clay são obrigados a subir no ringue para um duelo pela humanidade. Não há a hipótese de os titãs unirem as suas forças contra o inimigo comum. Somente um deverá permanecer em pé.

O argumento é assinado por Dennis O’Neil, uma das feras de então da DC Comics, que produziu a revista nos idos de 1978. O genial Neal Adams cuidou dos desenhos, coadjuvado por Dick Giordano e Terry Austin.

A edição foi relançada em grande estilo nos EUA em 2010, concorrendo ao prêmio Harvey Award como melhor reedição. Aliás, só pela ilustração ela já valeria a pena. Neil Adams é exuberante no traço e desde muito jovem inscreveu o seu nome no mundo dos quadrinhos. Foi ele que devolveu ao Batman o aspecto misterioso e quase sinistro de quando foi criado por Bob Kane, em 1939.

Adams, um novaiorquino de 1941, começou a desenhar ainda nos tempos de estudante. E o seu primeiro trabalho de destaque foi em uma tira diária para os jornais baseada na série “Ben Casey” da televisão. Depois, já na DC Comics, herdou de Carmine Infantino Deadman e de Murphy Anderson, o Spectre, até
assumir a revista The Brave and the Bold, na época em que Batman fazia ali dupla com um convidado. Ilustrou também algumas histórias do Arqueiro Verde e de Lanterna Verde. É dele a memorável aventura em que o Arqueiro Verde flagra o parceiro Ricardito como dependente de heroína. Um marco dos comics norte-americanos.

Na Marvel Comics, Adams imprimiu nova vida à revista X-Men e colaborou em algumas aventuras de Thor. Um de seus mais recentes trabalhos foi a minissérie Batman 2010: Odyssey, que Neal escreveu e ilustrou para a DC.

Bastante ativo politicamente, o artista foi um dos baluartes da luta pela preservação dos direitos autoriais, ou seja, pela volta dos originais para os seus criadores, batalha vencida em 1987. Graças a isso, Jerry Siegel e Joe Shuster conseguiram receber décadas de crédito e uma remuneração financeira vitalícia da DC Comics pela criação de Superman.

Por ser um álbum de luxo, Superman VS. Muhammad Ali somente será encontrado, brevemente, nas livrarias e comic-shops, como a Itiban (Av. Silva Jardim, 845) de Curitiba.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O duelo de titãs, outra vez

  1. tony

    Neste embate de titãs, apesar de ser fã do Super Homem, torço pelo empate, porque o Ali não merece ser derrotado, porque lendas a gente perdoa sempre. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.