11:54Arcebispo de Porto Alegre diz que “corrupção no Brasil tem origem no Judiciário”

Do site Espaço Vital (www.espacovital.com.br):

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, convocou a imprensa ontem (31) para criticar uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que o condenou a pagar uma reparação de R$ 940 mil por danos morais. A decisão foi publicada na semana passada.

O religioso explicou que o valor indenizatório teria que ser dividido entre ele e a Diocese de São João da Boa Vista (SP), onde Grings atuou como bispo entre 1991 e 2000. Ele ressaltou, no entanto, que não pretende pagar a quantia – porque não tem condições financeiras – e fez duras críticas ao Poder Judiciário.
 
“Não vou pagar este valor. Se quiserem me prender estou às ordens. Só assim o mundo saberá quanto o nosso Judiciário é corrupto e arbitrário” – diz o religioso.

A ação foi originada na década de 1990, no Município de Mogi Guaçu (SP). Um processo de desapropriação para construção de uma avenida opôs a prefeitura e a família proprietária da área.
 
“Na época, sob ameaça de intervenção, foi decretada uma indenização milionária pela desaproproação, dez vezes acima do real”, afirmou o arcebispo. Então, procurado por fieis, Grings posicionou-se favorável à prefeitura e escreveu artigos manifestando sua opinião.
 
Em carta à família envolvida na ação, contou que os seus advogados “não me deixavam a impressão de lisura”. Segundo dom Dadeus, em face dessa expressão, contida em uma carta de caráter particular, ele foi condenado.

Em declaração entregue à imprensa – e que antes lera – o arcebispo relata que “o problema da corrupção no Brasil tem sua origem ali, no Judiciário”.
 
E prossegue: “Todos sabem disso, mas poucos têm coragem de denunciá-lo. Nossa presidente começou a faxina no Poder Executivo. Quando será a vez do Judiciário, onde o problema é muito grave?”, questiona.

De acordo com o arcebispo, “o Judiciário brasileiro quer silenciar a voz da Igreja Católica frente ao bem comum, como tenta com a imprensa, para acobertar a corrupção no País”.
 
E avalia no final do texto que “ou o Brasil muda o Judiciário, ou o Judiciário acaba corrompendo o Brasil”, observa ele no final do texto.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Arcebispo de Porto Alegre diz que “corrupção no Brasil tem origem no Judiciário”

  1. Coronel Perseu Jacutingassa

    Será mesmo sr. Bispo ? Por acaso temos notícia de corrupção de desembargadores aqui no Paraná ? Já ouvimos por acaso milhares de histórias de corrupção no judiciário paranaense ? Hein ? Hein ?

    pois é…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.