6:13A carta de Meneguette a Richa e a caixa preta do pedágio

Do Goela de Ouro:

Liderando 182 sindicatos rurais, na semana passada, o presidente da Federação da Agricultura do Paraná – FAEP, Ágide Meneguette, enviou ao governador Beto Richa um documento expondo o descumprimento de disposições contratuais pelas concessionárias das rodovias pedagiadas no Estado. Meneguette lembra que Jaime Lerner criou; Roberto Requião prometeu baixar e acabar, mas negociou com as concessionárias sem baixar nem acabar; Orlando Pessutti não teve tempo. Agora, Beto Richa afirma que negocia e em nome dessas negociações articulou com os deputados governistas na Assembleia Legislativa do Paraná para que não fosse instalada da CPI do Pedágio.  “A sociedade paranaense que paga a conta, pergunta: afinal, o que esconde a caixa preta dos contratos entre as concessionárias e o governo do Estado?”, indaga Meneguette.

Na Assembleia Legislativa, o deputado Cleiton Kielse mexeu na ferida ao pedir a instalação da CPI, propondo abrir a tal caixa do pedágio. Trombou com a mão grande e forte do governo, mas promete não desistir. O texto de seu pedido da CPI abre boas frestas de sistemáticas aberrações que desembocam em tarifas absurdas e lucros astronômicos. Segundo o deputado Kielse, “a partir de dados oficiais projetados, é possível apontar para 2011 uma receita das concessioinárias de aproximadamente R$ 1.600.000,00 (um bilhão e 600 milhões de reais) diante de despesas que não ultrapassam a R$ 250 milhões entre salários (2.206 funcionários com média de R$ 1.300,00 mensais), impostos e outros”.

Até agora não há qualquer notícia ou revelação sobre como, quando e onde estão ocorrendo as negociações entre o governo do Estado e as concessionárias. Mas é possível que isso aconteça. Afinal, em seu discurso de posse, em janeiro deste ano, o governador assegurou: “Como eu disse na campanha eleitoral, estamos prontos pra tratar de forma responsável questões inadiáveis, como o pedágio e suas tarifas incompatíveis com a economia paranaense”. Atualmente, segundo a OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná), o pedágio equivale, em média,  a 25% do custo do frete de grãos, podendo chegar até 28,8%, relata Meneguette na correspondência.

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4 ideias sobre “A carta de Meneguette a Richa e a caixa preta do pedágio

  1. VISCONDE DE MAUÁ.

    Passados mais de 10 anos de pagamento de pedágio no Paraná, o que vemos são as concessionárias achacar os viajantes e o transporte de mercadorias. É UMA VERGONHA PERMANENTE PARA O PARANÁ. O preço pago é extorsivo e gera receitas extraordinárias às concessionárias, e nada é feito, casos de uma duplicaçãozinha qui e ali, além da manutenção da estradas de a muitos anos. Os governos se sucedem e a extorsão continua. Sabemos da existência do caixa 2 para os políticos. Porém esse governador se comprometeu com a agropecuária do Paraná em vários projetos , que não saem da gaveta e agora mais essa de impedir a CPI para que nós paranaenses possamos conhecer a caixa-preta.
    ESTÁ CORRETA A FAEP DE COBRAR DO GOVERNADOR OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS E NÃO CUMPRIDOS NA CAMPANHA DO ANO PASSADO.

    A atitude correta da FAEP. nos dá um pouco de esperança, a seriedade e a responsabilidade dos governantes têm que ser cobradas, caso contrário a mentira e o engodo prevalecem.

  2. Zangado

    Se estivessemos num país sério, a apuração da responsabilidade dos governantes, um que firmou os contratos do pedágio e outro que prometeu baixar ou acabar e só aumentou e ainda deixou um passivo de mais de 300 milhões de prejuízo ao erário público (dinheiro do povo), seria a primeira medida saneadora, para que não mais se repetisse tamanha improbidade pública misturada a estelionatos eleitorais e deboche à sociedade que paga a conta de todo esse imbroglio, que só continua assim porque o objetivo é enganar, empurrar com a barriga e também livrar a todos os que foram coniventes com o malsinado pedágio no legislativo e no executivo !!!

  3. xisburgue

    Acabar com a quadrilha do pedágio é fácil. A fórmula é antiga, e até o requiao tentou,mas como estado estava falido (por ele mesmo) nao conseguiu prosperar.

    Estradas da Liberadade: estradas alternativas aos pedagios em boas condicoes. Só pegar o plano do requiao e por em pratica. Afinal, se houvesse alternativa aos pedagios, boas, bem conservadas, com terceiras faixas, etc, q caminhao ia pegar pedagio pra gastar 200, 300 reais pra sair do oeste/norte ateh o porto/sp?

    Até o idiota sabia disso. Só nao fez.

  4. xisburgue

    alias, nao perdendo a linha, o pq isso nao acontece…

    primeiro nao é falta de dinheiro. este estado esta crescendo, daqui a alguns meses entra em superavit denovo, e vai comecar a sobrar grana pra refaze o asfalto.

    nao faz pq CERTAMETNE tem dinheiro das pedagiadas pro gov.

    um setor assim nao ia se furtar de gastar, 50, 100 milhoezinhos pra comprar todos aqueles que tem poder de mudar qqr coisa.

    Entao, fodemo-nos novamente.

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