15:11Zé da Bíblia

Há pouco, na frente da porta principal do Palácio das Araucárias, Zé da Bíblia fazia sua conhecida pregação. Só não se sabe se a favor ou contra o Bibinho.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Zé da Bíblia

  1. Água Oxigenada!!! Neles.

    Esse editorial de hoje(05/10) da Gazeta do Povo, nos mostra que ela já entregou os pontos, Quaria o que? Quando os poderosos da mídia, unem-se com o ministério público para caçar corrupto e esconder os corruptores dá nisso, as provas técnicas não são materializadas e juiz não dá sentença acusatória a um réu por circunstâncias.

    editorial 1
    A incapacidade de Bibinho

    Publicado em 05/10/2011 Fale conosco Comunicar erros RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra São tortuosos e muitas vezes incompreensíveis para os leigos os caminhos da Justiça até se chegar à condenação de um criminoso. A constatação é ainda mais flagrante em relação aos chamados crimes de “colarinho-branco”. Fraudes, subornos, a utilização de informações privilegiadas e o peculato são alguns dos maus exemplos das irregularidades comumente perpetradas por esses engravatados despidos de qualquer senso ético. Geralmente cometidos sem violência por pessoas com status social e econômico diferenciado com o fim de ganho financeiro, muitos dos crimes que se enquadram nessa categoria são de difícil comprovação. Não bastassem os problemas de tipificação da infração, os acusados também se socorrem das brechas da lei e dos artifícios legais para postergar o andamento dos processos. No resumo de tudo, em situações dessa ordem não se pode deixar de cogitar a hipótese de que o acusado possa ao final sair impune.

    As considerações acima remetem para o que está ocorrendo com o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa Abib Miguel, acusado de chefiar quadrilha que desviou pelo menos R$ 200 milhões dos cofres daquele Poder. Bibinho, como é popularmente conhecido, conseguiu suspender a tramitação de dois processos criminais a que responde com a alegação da sua defesa de que está sofrendo de distúrbios psiquiátricos. A decisão da titular da 9.ª Vara Criminal de Curitiba foi tomada com base em perícia apresentada pelos advogados do acusado. Segundo o laudo, que não deixou de provocar surpresa, Bibinho apresenta atualmente distúrbios psicopatológicos que o incapacitam de responder aos processos.

    Diante da avaliação clínica e conforme as prerrogativas que tem o juiz para tomar a decisão que considera a mais adequada, ficou estabelecido um prazo de 45 dias para que seja feito um novo exame para confirmar ou não o quadro psiquiátrico do acusado. Até lá, a tramitação das ações criminais ficam interrompidas; não ocorre, entretanto, interferência no andamento de seis outras ações por improbidade administrativa propostas pelo Ministério Público para que o Estado possa reaver o que foi desviado por ele. De resto, a decisão que favoreceu o outrora todo-poderoso diretor-geral não contempla os ex-diretores José Ary Nassiff (Administrativo) e Cláudio Marques da Silva (Pessoal), que também estão sendo processados pelos referidos desmandos no Legislativo.

    Bibinho é apontado como a figura central de um bem articulado esquema de fraudes que permitiu o desvio de recursos da Assembleia do Estado via contratação de funcionários fantasmas e o uso de laranjas. O golpe foi denunciado na série de reportagens “Diários Secretos” da Gazeta do Povo e RPC-TV, provocando indignação e uma ampla mobilização de setores organizados da sociedade paranaense pela punição dos envolvidos. Independentemente das artimanhas jurídicas que possam ser interpostas para procrastinar a tramitação das ações, o caso Bibinho e “Diários Secretos” é emblemático como exemplo de que é possível combater a praga da corrupção. Para tanto, resta esperar e confiar no trabalho investigatório do Ministério Público e na decisão final da Justiça paranaense. Dessa forma será possível ir contra o senso comum tantas vezes repetido de que réus da estirpe de Bibinho e companhia conseguem se safar sem responder por seus atos delituosos. É esperar para ver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.