18:32Comunidade Escola recebe prêmio nacional de Educação em Direitos Humanos

A prefeitura de Curitiba informa:

O Comunidade Escola foi um dos vencedores do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), do governo federal. O programa da Prefeitura de Curitiba, que oferece atividades gratuitas em 86 escolas nos fins de semana, ficou em segundo lugar na categoria “As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos”. “O Comunidade Escola é o maior programa da Prefeitura em envolvimento de voluntários e mobilização social”, disse o prefeito Luciano Ducci. “O programa tem influência direta nos indicadores positivos da educação de Curitiba, que pela terceira vez é a capital brasileira com melhor Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”. O Comunidade Escola tem 742 voluntários de todas as idades trabalhando nos fins de semana.  “Além deles, o programa envolve servidores, famílias, professores e a iniciativa privada”, disse a secretária da Educação, Eleonora Fruet, que recebeu o prêmio em solenidade em Brasília, na noite desta quinta. “O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de todas as pessoas que participam do programa.”

A premiação destaca escolas públicas e privadas que contribuem para a defesa dos direitos dos cidadãos. Nesta segunda edição do PNEDH, são R$ 100 mil em prêmios para os concorrentes divididos em quatro categorias. O primeiro lugar da categoria de secretarias ficou com a cidade de Embu (SP).

A premiação é promovida pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O prêmio é bianual e foi criado em 2008 em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Comunidade Escola – De 2005, quando foi criado, até junho deste ano, o Comunidade Escola ofereceu 44 mil atividades e fez cerca de sete milhões de atendimentos.

As atividades são dividas em cinco eixos e oferecidas aos sábados e domingos em 86 escolas municipais. Em Cultura estão ações de incentivo à leitura e manifestações artísticas. Em Educação e Cidadania, cursos de informática, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), idiomas.

No eixo Esporte e Lazer, modalidades esportivas, campeonatos e bailes da 3ª idade. Em Geração de Renda, cursos de artesanato, gastronomia e prestação de serviços. No eixo Saúde, campanhas contra a dengue e de vacinação e promoção da saúde.

O programa tem resultados eficazes onde é realizado. Uma pesquisa de 2007 da Universidade Federal do Paraná identificou que 63% dos freqüentadores perceberam diminuição na violência e no uso de drogas onde as atividades são oferecidas. Além disso, 20% perceberam diminuição na degradação dos espaços públicos e 17%, no índice de estresse e depressão dos moradores.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Comunidade Escola recebe prêmio nacional de Educação em Direitos Humanos

  1. Renato Valduga

    Enquanto isso expõe figuras de mau gosto para as crianças de escola municipal. E a secretária fazendo festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.