19:4316 anos

Só por hoje mais um dia de sobriedade. Há 16 anos fui levado pelo jornalista Marcio Varella à clínica Quinta do Sol depois de quatro dias de drogadição ininterrupta. Cocaína. Injetável. Trabalhei todos os dias, não sei como, na saudosa sucursal da Folha de Londrina. Apenas no último dia não consegui redigir os textos dos três times da capital que cobria. Chamei o amigo Luis Claudio Oliveira, o Lobão, passei os dados, e consegui fugir, fissurado, para continuar no inferno dos baques, dos picos, da paranóia, da loucura. Sou um sobrevivente. E os sobreviventes comemoram cada segundo da vida normal. Sempre escrevo, falo onde me chamarem, porque, só por hoje, sei que é possível. Tenho amigos que sofrem da doenca da dependência, que independe da droga do uso. Pode ser álcool, pode ser crack, heroína, anfetamina, ecstase, enfim, qualquer uma que nós usamos para aliviar a dor da alma. Retomar o controle sobre a própria vida, ganhar a liberdade de escolher o caminho a seguir, é das experiências mais gratificantes que um ser humano pode vivenciar. A dependência é doença incurável. Varella tem uma imagem ótima para isso: “Estou bem, mas sei que tenho um tubarão dentro do peito”. Três internamentos (um pelo alcoolismo), muito sofrimento causado os outros – e principalmente a mim mesmo. Mas essa também é uma experiência que, graças a Deus, poucos têm – e os que estão conseguindo olhar e contar, principalmente para não esquecer do inferno, sabem que ela é fundamental porque se pode comparar. Hoje estive na clínica, fazendo o meu plantão sagrado de todo domingo como voluntário. Dezesseis anos atrás entrei ali com o corpo com marcas roxa, uma ferida horrorosa no braço direito. Hoje dou graças a Deus não ter tido uma overdose no quarto do hotel – mas tive convulsões. Agradeço a todos os que me ajudaram e ajudam. Sou um homem feliz, porque sou um milagre, como diz com propriedade o A.A. E decubro isso toda vez que acordo. Por isso digo a mim mesmo: estou no lucro. E vou viver meu dia do jeito emocionante que ele é.

Compartilhe

40 ideias sobre “16 anos

  1. antonio carlos

    Parabéns pela coragem, pelo depoimento e pela vontade de continuar vivendo. E força e coragem para os que estão vivendo no inferno, salvação existe, por favor procurem ajuda. E urgentemente. ACarlos

  2. jodi

    Grande Zebeto,feliz e orgulhoso por voce,sua maneira muito verdadeira de dizer quem é,quem foi,e pelo privilégio de ter trabalhado e convivido contigo estes últimos anos. Que o Senhor te abençoe e te guarde hoje e sempre.Seu amigo coxa branca,guarapuavano e seu fã desde o placar que trazia suas brilhantes matérias com Jairo Hermes Pescuma Claudio e Nilo Hidalgo e Negreiros Leocadio Paquito Tiao Abatiá e Aladim. Seja cada dia mais feliz meu caro.

  3. miro

    Parabéns Zé Beto.
    Pela sua experiência e pelo relato emocionado e emocionante.
    Que você possa seguir feliz e alegre na liberdade que só a verdadeira sobriedade pode nos dar.

  4. Michel Deolindo

    Ze Beto, não o conheço pessoalmente, acesso seu blog influenciado por uma paixão e amor de adolescente que na minha idade 52 anos, depois de me separar apos ficar casado por 24 anos e ela ficar viuva reviveu. Tenho por ela um amor daqueles que só o Camões pode traduzir. Parabens pela sua sinceridade e pelo seu renascimento. Seu leitor e fã Michel. Não disse uma cois que deveria ter dito a ela e agora digo a voce. AMO VOCE. Ela é dentista como eu, nos foramamos juntos, mora em Guarapuava mas vou raptá-la e treaze-la para Curitiba minha querida cidade. Sou de Apucarana, a cidade alta.
    Um abraço

  5. Gerson Guelmann zs

    D-us foi bom com você e com os que hoje podem usufruir da alegria de serem teus amigos.

  6. Denise Costa

    Parabéns por não se esconder, parabens pela superação.. penso nos que perdi – ou melhor os que se perderam e que infelizmente não retornaram…

  7. Jose Maria correia

    Valeu xara raros sao os que dao a Cara a tapa.seus depoimentos corajosos ajudam muitos que ainda vem a dependencia com preconceito vc e um vencedor abcs jose Maria

  8. Anônima

    Zé, estou sem palavras. Confesso que leio seu blog todos os dias mas não sabia dessa fase da sua vida. Assim como a maioria das pessoas hoje, tenho alguém em minha família que passa por isso, e, infelizmente, ela não teve o mesmo sucesso que você e está presa por tráfico. Só que o que consigo lhe dizer é que vc é um vitorioso, um milagre mesmo. Alguém que deve dar extremo valor à vida todos os dias quando acordar. Boa sorte!

  9. Ricardo

    A tempo leio tua coluna – gosto muito. Hoje, alem de admirar o profissional, respeito o Homem. Continue assim, “vivendo teus dias como eles são”.

  10. gregorio samsa

    Nada como a verdade sincera para nos tocar.Como também fazia Borges:

    JAMES JOYCE
    Em um dia do homem estão os dias
    do tempo, desde o inconcebível
    dia inicial do tempo, em que um terrível
    Deus prefixou os dias e agonias,
    até aquele outro em que o ubíquo rio
    do tempo terrenal torne a sua fonte,
    que é o Eterno, e se apague no presente,
    no futuro, no passado o que agora é meu.
    Entre a aurora e a noite está a história
    universal. Do fundo da noite vejo
    a meus pés os caminhos do hebreu,
    Cartago aniquilada, Inferno e Glória.
    Dá-me, Senhor, coragem e alegria
    para escalar o cume deste dia.

  11. Thaís Scarpellini

    Respeito você, Zé Beto!
    Vc insistiu em vc mesmo! Vc resistiu! Não abriu mão de se reinventar! Isso tudo contribuiu sobremaneira para a sua moral ilibada.
    Meu louvor!

  12. Cadu

    Zé, parabéns pelo “milagre da vida”.

    Hoje, caminhando com as próprias pernas, sou grato por ter tido um professor como você! Obrigado e vida longa pra ti.

  13. Clovis Pena

    Depoimento que pode render resultados mais importantes do que muitos outros processos para recuperação de pessoas.
    Vale ouro, não pelo sofrimento passado, mas pelo sabor da superação e o testemunho do real, do possível.
    Força e sucesso !

  14. CHC

    Putz, este depoimento é um exemplo para aqueles que mergulham no vale das trevas e renascem com brilho e humanidade.
    Abraço,

  15. SFU

    Em 2008, foi a primeira vez que li uma postagem tua sobre o assunto e redigi um comentário de louvor a esse destemor pessoal. Em 2009, nova postagem tua e novo comentário meu, novamente enaltecendo esse lado grandioso da exposição pessoal, em favor do movimento de libertação das drogas. Agora, novamente, expões desassombradamente a clareação do caminho que trilhaste e a reordenação que deste na tua existência, longe das drogas. Para alguns poucos pode não parecer, mas com certeza cumpres um papel importante junto a quem está no caminho da saída, mas ainda não tem a força necessária. Além disso, os teus depoimentos ajudam a não entrar na dependência química. Só me resta transmitir o estímulo a que continues com esse esforço, pois ele é grandioso, além de louvável e importante, na verdadeira guerra psicossocial contra as drogas.

  16. LD

    Sabia que tinha algo em coomum com vc por adorar seus comentários e a cada dia ficar ancioso para ler seu blog.
    Parabéns pela conquista, mas……… como sempre me falou meu querido padrinho da irmandade, “vc não fez mais que sua obrigação”

  17. silas

    Deus abençoe o Marcio Varella, grande jornalista e AMIGO de toda hora. Parabens a vc Ze Beto, por ser humilde e ajudar hj aqueles que te ajudaram um dia.

  18. joao marcelo

    Ze, é mto importante esse tipo de relato pois nos da força. Também sou voluntario na batalha e sofro a cada recaida dos meus amigos.
    É bom saber que pode dar certo.
    Só por hoje funciona na pratica!

    valeu

  19. Ivan Schmidt

    Zé Beto:

    Hemingway um dia escreveu: Um homem pode ser derrubado, mas jamais destruído!
    Teu depoimento é emocionante, mas tua dignidade de partilhar é muito mais! Grande abraço!

  20. Edgar Alves

    Estou acompanhando seu trabalho há poucos meses; gosto do seu jeito; parece-me imparcial. Achei muito corajoso o seu depoimentto e por quero parabenizá-lo.bIsso leva-nos a acreditar que nem tudo está perdido. Sempre há uma esperança. Que deus continue te dando forças.

  21. beth

    Parabéns. Você me emociona. Quisera meu irmão ter conhecido amigos como os seus. Ele se foi, aos 23 anos, de Aids, intercorrência do uso de drogas. Seu depoimento e sua risada gostosa me fazem crer que um futuro é possível. Que Deus o proteja sempre e muito.

  22. alexandre paim

    Conheço sua história e virei um admirador seu desde 1995, qdo namorei a irma da sua filha Tarsila, a Anaterra, e fico muito feliz por saber da sua luta e dedicação qdo é abordado esse assunto e sei também que só por ela td ja valeu a pena.
    Teve um dia em que foi busca-la no apartamento do Água Verde e no seu carro rolava um blues daqueles bem raíz, acho que era Robert Johnson, aí sim me identifiquei, adoro blues!!! É preciso muita coragem, sabedoria e serenidade!!! em 2002 também vc me deu uma força com a elaboração de alguns textos para a campanha da juventude em prol do Beto Richa… Muito obrigado por ser a pessoa boa e profissional sério que é e, te desejo, como pra todos nós que ja sofremos, diversas 24hs de sobriedade!!! E que o PS nos acompanhe, forte abraço!

  23. Diogo Lima

    Parabens Ze Beto, alias, conheci voce la como voluntario! Voce ajuda muito, e acredito que existem pessoas muito gratas a voce, alem de mim! Tenho que ser grato a todo corpo médico de la, que fazem o melhor e tem que aguentar muita coisa em prol dos pacientes…Sou com certeza grato a todos! Muito grato aos voluntarios, especialmente a voce, aos membros do AA, e muitos outros! Se hoje estou abstinente, devo muito a minha vontade, mas com toda certeza, precisei ouvir muitos conselhos..sozinho nao conseguirira…Muito obrigado e novamente parabens!!!

  24. Charles Friedrich Junior

    Raros são os homens que não escondem as suas verdades, por isso Zé Beto, você é um homem feliz e continua contribuindo para que outros, também possam sair dos seus esconderijos e retornar a vida e seus desafios, mas felizes com Deus no coração. Parabéns !

  25. João

    Parabéns..
    este tipo de comentário motiva e encoraja outros a vencer este mesmo problema que muitos se encontram na nossa sociedade!
    q continue lhe dando forças
    grande abraço e pode certeza q vc ganhou um admirador

  26. leitor

    mais que a bela história de superação que contas na nota, o que me impressiona é tua coragem em assumir o problema que teve, numa cidade preconceituosa como curitiba (lembras que enterramos dino almeida com todas as honras, sem no entanto mencionar que morreu de alcoolismo). isso, pra mim, é mostra de caráter. e é por isso que sigo lendo e comentando aqui, apesar de não raro discordarmos. saúde!

  27. JJ

    Parabéns, amigo.
    Que o teu depoimento corajoso e sincero ajude àqueles que ainda não encontraram o caminho, para longe das drogas – de todas elas.

    JJ

  28. R.

    Parabéns. Que o seu relato encoraje todos que necessitam procurar ajuda especializada. Muitas vezes se perde tempo precioso por conta do preconceito. Uma pena. Hoje há locais adequados que podem nos libertar dessa prisão sem muros, desse upgrade indesejável que proporcionamos ao inferno das mazelas da vida. Lá encontramos sobreviventes, os verdadeiros vencedores na vida.
    Cada dia fora das drogas não é apenas um dia.Será sempre especial e superado apenas pelo dia seguinte de sobriedade. Força sempre.

  29. Pierpaolo (atleticano)

    Zé Beto, você é um campeão e um exemplo de vida para todos. Parabéns por continuar sempre vencendo esta batalha. Abraço.

  30. CELIO RIBEIRO

    TE ADMIRO, CIDADÃO. VALEU PELO DEPOIMENTO, QUERO VER DE NOVO DAQUI A UM ANO. DE AGORA EM DIANTE ACOMPANHAREI SEMPRE. ABRAÇOS, SAUDE, VIDA LONGA E LONGE DE DROGAS.

  31. Pricila Marina Koch

    Ler você é sempre um prazer. Às vezes uma emoção, como quando você faz um epitáfio.Já lhe disse que quero morrer antes de você para receber suas palavras. E hoje, você nos emocionou e encheu de orgulho. Emoção porque você sabe lidar com as palavras. Orgulho por assumir o que foi mas, também orgulho por dividir conosco o seu orgulho de ter nascido de novo. Isso não é para qualquer um. É preciso ser muito homem para superar e compartilhar com os outros. E viva em sua plenitude: Graças por só mais um dia e, principalmente, um dia de cada vez. Só por mais um dia!!!!!
    Abraços de sua fã.

  32. OGARITO LINHARES

    Mais uma vez parabéns , você vem fazendo da sua dura luta pessoal cheia de vitoria porque evidentemente superou os fracassos do processo , um exemplo para muitos que de forma direta ou indiretamente lutam com esta questão.

    Parabéns Zé , continue e avance

  33. Chico Assis

    Zé Beto,
    falar sem pudor sobre algo de foro tão íntimo é para poucos. É a prova da superação. É o gol da virada nos acréscimos do segundo tempo. E o melhor: é o exemplo de que as piores situações sempre podem ser revertidas e que elas ensinam. Você deu uma aula sobre a vida. É isso aí, grande figura. Força e paz.
    Abraço.

  34. K.

    você conseguiu como uns poucos. é um privilégio diário mesmo. texto emocionante, mas isso não era eu que precisaria dizer, os 38 acima fizeram muito bem isso. abrex.

  35. DFP

    Belo texto. Mais bela ainda é a história de superação. Que seja um alento e um incentivo a muitos que precisam tomar esse caminho, o caminho da volta. Que a coragem de se expor traga muitos frutos colhidos na vida de outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.