7:12Aos cidadãos honestos e prestantes

Chegou às livrarias o livro “Política – Quem manda, por que manda, como manda”, do mestre João Ubaldo Ribeiro. Para quem não sabe, o bom baiano, além de ser um dos maiores escritores da literatura brasileira, é formado em Ciência Política e Administração Pública pela Universidade da Califórnia do Sul. Ao final da obra, que ele dedica a Glauber Rocha, ele escreveu um apêndice que aqui será reproduzido de acordo com a veneta do signatário.

DEZ BONS CONSELHOS DE MEU PAI PARA OS CIDADÃOS HONESTOS E PRESTANTES
Meu pai nunca me deu estes conselhos da forma sistematizada que está aí. Mas deu todos, inclusive mostrando como era que se fazia. Acho que ele não se incomodaria por eu passá-los adiante, pois ele também tinha muita consciência política.

1.NÃO SEJA TUTELADO
Não permita que as pessoas resolvam as coisas por você, por mais que o problema seja chato de enfrentar. Não finja que acredita em nada do que não acredita, não deixe que lhe imponham uma opinião que você está vendo que não pode ser sua.

2.NÃO SEJA COLONIZADO
Tenha orgulho de sua herança, não seja subserviente como o estrangeiro, não se ache inferior. Coma o que gostar, fale como gostar, vista-se como gostar – seja como seu povo, não seja macaco.

5 ideias sobre “Aos cidadãos honestos e prestantes

  1. L.H. Bona Turra

    Prezado Zé Beto,
    Final de semana último não encontrei o texto em nossa Livraria Curitiba. Dos conselhos em destaque retiro congruência com ao menos dois dentre os lemas fundamentais do Iluminismo: 1. o de autonomia e independência no plano espiritual, político, intelectual; 2. e o de soberania nas relações comerciais.

  2. Antonio

    éh nada de entrar pela porta da cozinha. Você é Paranaense, um dos estados mais ricos desse pais, e merece entrar de cabeça enguida pela porta da frente.

    O Paraná exige respeito do novo presidente. Seja qual for o governador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>