7:13O que disseram Osmar Dias, Dilma Rousseff e Lula no comício de Foz do Iguaçu

 Ontem, em Foz do Iguaçu, na praça da Bíblia, aconteceu o comício em que o presidente Luis Inácio Lula da Silva veio hipotecar seu apoio ao candidato Osmar Dias (PDT) e aos candidatos ao Senado Gleisi Hofmmann e Roberto Requião, e também fazer campanha para Dilma Rousseff,  que é sua candidata à sucessão. Segundo a assessoria do pedetista, 15 mil pessoas estavam presentes no evento. Seguem os principais trechos dos discursos pronunciados:

– Osmar Dias afirmou que o presidente Lula entrou para a história por suas ações em favor dos estudantes, agricultores e todos os trabalhadores. No PDT, Osmar foi líder do governo no Senado e lembrou que tem sido um fiel aliado do presidente. “E é desta forma que pretendo trabalhar com Dilma na presidência”.

– “Graças às ações do governo Lula, 706 mil jovens estão em uma universidade privada. Esses jovens certamente agradecem todas as manhãs pela oportunidade que tiveram”, afirmou Osmar.

– Os agricultores também são muito gratos a Lula pelas ações feitas em favor do setor. O candidato disse que em todos os seus anos de Senado nunca viu o PSDB agir em favor dos agricultores. “Eles apenas prometeram e não cumpriram”.

– Ele contou que foi de uma conversa entre ele e Lula anos atrás que surgiu a idéia de criação de um Fundo de Catástrofe, que Lula acaba de transformar em lei. O fundo socorre agricultores que sofreram perda de produção por intempéries naturais.

– Sobre a provável eleição de Dilma Rousseff, Osmar disse que é a pessoa mais preparada para dar continuidade às políticas implantadas por Lula. Ele propôs uma parceria com a candidata a presidente para o Paraná seguir avançando nas áreas de educação, saúde e segurança.

– Uma das parcerias  citou o candidato ao governo do Paraná, é a implantação da educação em tempo integral em pelo menos 700 escolas no Paraná. “Vamos dar a chance para que todos tenham acesso à uma educação de qualidade”, disse, emendando que se Dilma construir 40 creches no Estado, o seu governo fará mais 40  para atender um maior número de filhos de pais e mães que precisam trabalhar.

– Foi preciso um operário assumir a presidência do país para que fosse reimplantado o ensino técnico no Brasil”. E assumiu o compromisso de construir núcleos de especialização para jovens que desejam se profissionalizar.

———–

O discurso de Dilma Rousseff

– Dilma Rousseff diz que o Paraná, por sua tradição agrícola, não pode perder a oportunidade de eleger um produtor rural com respeitável história de lutas pelos agricultores e assume compromissos de investir no cooperativismo do Paraná

– Se comprometeu a investir no cooperativismo do pequeno e médio proprietário rural, dando crédito e todos os estímulos necessários para o seu crescimento e fortalecimento.

– “Com o Osmar no governo do Paraná, teremos a certeza de que todos os investimentos federais serão aqui multiplicados, por sua seriedade, competência e reconhecido conhecimento das necessidades de cada canto deste estado”.

– “ O cooperativismo no Paraná é exemplo para o Brasil porque mais da metade da riqueza agrícola do estado se deve ao esforço do cooperativado, com o trabalho de homens e mulheres que se dedicam na produção de alimentos que vão para nossas mesas. E sabemos que Osmar foi um grande lutador pelo crescimento do cooperativismo neste estado”.

– “Quem conhece o Osmar não tem dúvida que ele é o mais preparado para governar o Paraná”.

– Outra prioridade dela para o governo federal coincide plenamente com uma das bandeiras de Osmar para o governo do Paraná: o combate sem tréguas ao crime organizado e ao tráfico de drogas, sobretudo “a praga da modernidade que é o crack’, como definiu.

– Como Osmar, Dilma disse que irá trabalhar em três frentes: prevenção, apoio aos dependentes químicos e repressão. Ela resumiu que a prevenção será feita nas escolas e na comunidade; o apoio virá na forma de investimentos em clínicas especializadas para o tratamento e recuperação de dependentes químicos; e a repressão com o fortalecimento da polícia de fronteira. “Precisamos apoiar com carinho e ações concretas para tirar os dependentes químicos das mãos dos crack. Posso garantir que daremos total apoio ao projeto Osmar nesta área também”, afirmou.
——-
 

O discurso de Lula

– O candidato ao governo do Paraná pelo PDT, Osmar Dias, chorou  quando o presidente Lula disse que consegue enxergar seu bom caráter ao olhar em seus olhos. O presidente contou que sua mãe nasceu e morreu analfabeta, mas que ela sempre dizia que é possível saber se um homem é bom ou mau pelo olhar.

– “Não tenho dúvidas, olhando nos olhos dos dois candidatos [ao governo estadual], que devo dizer ao povo do Paraná para que vote no Osmar. Vocês estarão colocando o governo do Estado nas mãos de alguém de caráter, com responsabilidade e dono de uma história política que nunca traiu os compromissos assumidos”, disse Lula, emocionando Osmar.

– Lula relembrou que, na eleição para a Prefeitura de Curitiba em 2008, havia procurado Osmar para apoiar a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, mas que Osmar afirmou que tinha um acordo de apoio mútuo com o adversário de Gleisi. “Então eu disse: Osmar, você está enganado. Esse moço que você vai apoiar será seu adversário nas eleições para o governo”. O adversário de Gleisi era Beto Richa.

– Ele também disse considerar que a campanha para o governo “está fácil de ser ganha” e que os adversários não têm nem coragem de fazer comícios. E pediu para que a população do Paraná vote na chapa completa, incluindo Dilma a presidente, candidata que tem o mesmo compromisso com a população brasileira que ele teve. “Votar na Dilma é a mesma coisa que votar em mim. Aprendi a governar com ela e ela comigo”.

– “Osmar estava reclamando que tinha menos votos entre as mulheres. Então eu disse a ele: você precisa sorrir mais, ser menos inibido. As mulheres estão votando em você pela alma, pelo caráter, pela consciência e pelo que pode fazer no governo.”

– “Dilma tem a mesma consciência política e o mesmo compromisso com a população que eu. Fiz muita coisa como presidente, mas ainda há muita coisa a fazer no governo federal.”

– “A Dilma tem um compromisso com os pobres. O rico perde 1 milhão, você dá 1 milhão pra ele e ele fala mal de você. Mas o pobre não, porque o único patrimônio que ele tem é o caráter e a honra.”

– “O Brasil precisa perder o preconceito com as mulheres. Quando eu era deputado na Constituinte, a mulher não podia entrar de calça comprida no Judiciário, e não tinha nem banheiro feminino no Congresso”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.