22:26Aliados de Osmar Dias desqualificam resultado da pesquisa do Ibope

Da assessoria de imprensa do candidato Osmar Dias (PDT):

Resultado do Ibope/RPC diverge das pesquisas de outros institutos 

Diversas lideranças políticas questionaram o resultado da pesquisa Ibope/RPC, divulgada nesta quinta-feira (5). Para elas, a pesquisa não revelou o verdadeiro cenário eleitoral do Paraná. Até mesmo porque o Ibope tem um histórico de pesquisas questionáveis em eleições passadas. O mesmo instituto, na eleição para governador em 2006, afirmava que não haveria segundo turno no Paraná em quatro pesquisas sucessivas realizadas entre 5 de agosto e 22 de setembro daquele ano. Ao contrário, a eleição só foi decidida no segundo turno.
A pesquisa divulgada agora contradiz pesquisas de outros institutos divulgadas recentemente. O Vox Populi, por exemplo, mostrou que a tendência da candidatura de Osmar é de crescimento enquanto a de Beto Richa é de queda. No Vox, Osmar passou de 35% no dia 25 de julho para 37% no dia 28 de julho. O adversário caiu de 44% para 42% no mesmo período.O presidente estadual do PT e candidato a deputado estadual, Ênio Verri, disse que a pesquisa do Ibope não captou o efeito do comício feito em Curitiba com o presidente Lula porque sua metodologia demora para captar o andamento da eleição. Segundo ele, a pesquisa nacional do Ibope mostra empate técnico entre Dilma (PT) e Serra (PSDB), na disputa para a presidência, mas Dilma está à frente em todas as outras pesquisas.
“Podemos lembrar que, em 2006, a pesquisa de boca de urna do Ibope para governo do Paraná mostrou seis pontos percentuais para Requião, na disputa com Osmar Dias. O resultado final foi de 0,01 ponto percentual. A metodologia do Ibope é ultrapassada. Eles entram em contato com as pessoas apenas por telefone fixo, quando a maioria das pessoas tem apenas celular. Tenho certeza de que a próxima pesquisa vai mostrar um resultado completamente diferente, com Osmar na liderança”, analisou Verri.
O presidente do PMDB, Waldyr Puglyesi, também foi crítico com o resultado do Ibope/RPC. “Fiquei surpreendido com esse resultado. Tem um monte de pesquisas mostrando uma realidade diferente. Daqui para frente vamos ver o que as outras pesquisas que vão mostrar. Não quero botar suspeita, mas sou obrigado a pensar diferente. Será que não é uma tentativa de desqualificar o Lula? Ele que tem 80% vem fazer um comício e depois a situação piora? Em política a gente só não vê cavalo voar, mas agora já começo a ver ‘cavalinhos ibopeanos’ voando”ironizou.
O candidato a deputado federal pelo PDT Wilson Picler também colocou em dúvida a pesquisa. “É muito cedo para já se tirar conclusões, esses dados ainda são muito flutuantes. Temos que esperar o início do horário eleitoral na televisão, que é quando as pessoas tomam conhecimento da campanha. E o eleitorado da Dilma, que é mais humilde, só vai tomar conhecimento da campanha quando começar na televisão”, disse.
Resultados Ibope/RPC – A primeira pesquisa eleitoral Ibope/RPC, divulgada nesta quinta-feira (5), mostrou o candidato Osmar Dias (PDT) com 33% das intenções de voto e o adversário Beto Richa (PSDB) com 46%. Os demais candidatos não alcançaram 1%. O total de votos brancos e nulos é 4% e o número de indecisos é 16%.
Na pesquisa espontânea, na qual o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Richa recebeu 22% das intenções de voto, Osmar 10% e os demais concorrentes tiveram menos de 1%. Brancos e nulos somam 3% e o total de eleitores indecisos chega a 62%. O instituto que ouviu 1008 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para mais o para menos. A pesquisa está registrada no TRE-PR sob o protocolo 17416/2010 e no TSE com o número 21696/2010.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.