17:56Diplomas da Vizivali poderão ser validados por universidades estaduais

Da assessoria de imprensa da deputada Luciana Rafagnin (PT):

De Brasília, há pouco, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) transmitiu um resumo da audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para buscar solução para o caso dos diplomas da Vizivali, que envolve mais de 35 mil professores que cursaram o ensino superior à distância e não possuem o reconhecimento oficial dessa formação acadêmica.

Haddad disse que se alguma universidade estadual aceitar reconhecer o diploma – decisão aprovada pelo Conselho Universitário -, a instituição tem poder para isso, mas mencionou a necessidade de aplicação de uma prova para testar o grau de aprendizado e, assim, poder avaliar os casos, distinguindo quem está apto a ser certificado imediatamente e quem teria de complementar os estudos, se o desempenho na prova for abaixo do mínimo exigido para esse aprendizado.

O secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Nildo Lübke, ficou, agora, de retornar ao Paraná e reunir os reitores das universidades estaduais para discutir a proposta e buscar um caminho. Paralelamente a isso, o credenciamento do IFPR – Instituto Federal do Paraná –, de educação profissional tecnológica, junto ao MEC, foi apontado pelo reitor Alípio Leal como alternativa tanto para a certificação quanto para a complementação desses estudos. Na próxima terça-feira (10), ele entregará ao ministro Haddad toda a documentação relativa ao pedido de credenciamento da instituição. Com a utilização das salas de aula das escolas estaduais, o IFPR poderá assumir a complementação dos estudos a partir de 320 pólos no Paraná.

Também participaram da audiência em Brasília o deputado estadual Péricles de Mello (PT), o representante do deputado federal Ângelo Vanhoni, que preside a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Marcos Cordiolli, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), diretores da Vizivali e técnicos do MEC.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.