11:14Fogo aberto nas pesquisas

O texto que segue faz parte do jogo da campanha. Uma lupa foi colocada na pesquisa Vox Populi publicada ontem e as conclusões de um dos lados da guerra aqui chegaram para que os leitores/eleitores leiam e opinem, como se faz na democracia. O que segue abre um debate. Esperamos outras manifestações. Confiram: 

Vox Populi despreza eleitores de Curitiba

A nova pesquisa Vox Populi, divulgada ontem, carrega uma sutiliza que é suficiente para produzir alterações no resultado final, mesmo que a comparação seja com outra pesquisa Vox Populi, divulgada na semana passada.
Pra começar, a pesquisa reduziu o peso do eleitorado da Região Metropolitana de Curitiba na amostra do levantamento.
Sabidamente, é na RMC que o candidato do PSDB, Beto Richa, tem seu maior potencial eleitoral. De um total de 800 eleitores, a amostra do Vox de ontem ouviu somente 236 na RMC, ou seja, 29,5% do total, quando o peso demográfico correto da região é de 33,5%. São 32 entrevistas a menos, que representam 4% dos eleitores pesquisados. Se a amostra foi reduzida, é lícito supor que o resultado foi fraudado. E esse resultado aponta uma redução da vantagem de Beto Richa sobre Osmar Dias, de nove pontos para cinco pontos, na comparação com a Vox Populi da semana passada.
E se o peso dos eleitores da Grande Curitiba foi reduzido, o dos pequenos municípios foi aumentado. Por exemplo, os municípios com até 25 mil eleitores representam 34% do eleitorado do Paraná, mas na pesquisa Vox o peso é de 36%. São pequenos movimentos que produzem as distorções que servem a uns e prejudicam outros. E nunca é demais lembrar que, embora o contratante da nova pesquisa seja a TV Band, o instituto fechou um contrato para
fornecer 10 pesquisas para uso interno da campanha de Osmar Dias.
Outro detalhe: o novo levantamento foi feito entre os dias 17 e 20 de julho. O anterior, feito a pedido do jornal O Estado do Paraná, era de 14 a 17 de julho. Portanto, os pesquisadores do Vox nem saíram de campo. Continuaram o trabalho…

As más notícias do Vox Populi para Dilma
Se por um lado há distorções na pesquisa Vox Populi no Paraná (reduziu o peso do eleitorado da Região Metropolitana de Curitiba de 33,5% para 29,5%), por outro desmistifica algumas crenças que estavam embalando os sonhos petistas no Estado. Vejamos:
– Em Curitiba, 15% dizem que votariam num candidato a presidente apoiado por Lula. Mas outros 15% dizem que não votariam de jeito nenhum nesse candidato. Logo, o apoio de Lula não produz nenhum saldo positivo para Dilma.
– Só 6% dos entrevistados reconhecem o PAC como o melhor programa do governo Lula. Para 29%, o bom mesmo é o Bolsa Família.
– Dilma também terá dificuldades para dizer que só ela pode continuar o Bolsa Família de Lula. Só 27% acham que ela
seria a única habilitada para isso. 45% dos entrevistados dizem que “qualquer candidato manteria o programa com a mesma prioridade”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.