15:00Cidade x automóvel x qualidade de vida

A propósito do lançamento do livro “O Automóvel, o Planejamento Urbano e a Crise das Cidades”*, do jornalista Raimundo Caruso, que nas décadas de 60 e 70 morou em Curitiba, tem vários livros publicados, desde poesia (foi amigo do Paulo Leminski) e aqui trabalhou no Diário do Paraná, vale ler o texto que segue: 

O Brasil tem hoje mais de 61 milhões de automóveis. Em 2009, passou de oitavo lugar (2007) para a quinta posição na lista dos países com maior número de veículos no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha. Proporcionalmente, Curitiba é a cidade com maior número de carros por habitantes no Brasil (1,2 milhão de automóveis para quase dois milhões de pessoas). Na cidade de São Paulo, até junho deste ano, o número de veículos chegou à marca de quase 6,7 milhões.
As grandes cidades param em horas de pico e os prejuízos passam de R$ 35 bilhões, por ano, no que diz respeito ao consumo extra de combustíveis, acidentes, estresse e doenças, físicas e psicológicas, provocadas pelo trânsito caótico de metrópoles e cidades de grande porte.
Para agravar o problema, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, fazendo até seis vezes mais vítimas do que as frotas de carro da maioria dos países europeus. De acordo com o Denatran, o Brasil atingiu em 2008, a marca de 57 mil mortes por acidentes – o que equivale a 156 mortes por dia ou seis a cada hora.
Um ano antes, em 2007, as mortes chegaram a 66.836, ou 183 por dia e 7,6 por hora. Instalado o problema é preciso encontrar soluções, medidas potentes e não paliativas para tornar a relação cidade x automóvel x qualidade de vida possível e harmoniosa.
O livro “O Automóvel, o Planejamento Urbano e a Crise das Cidades”, do jornalista Raimundo Caruso, será lançado em agosto, em Curitiba. A Fiscaltech, empresa de fiscalização e monitoramento que idealiza a Cidade Inteligente, é
a incentivadora da publicação. O objetivo é discutir e propor alternativas para o problema da mobilidade nas cidades brasileiras, hoje quase paralisadas por centenas de milhares de automóveis, e muitas vezes com um planejamento urbano precário e um transporte público insuficiente.
Entre as medidas apontadas no livro para melhorar a gravidade do tráfego brasileiro, o trabalho aponta a retomada da bicicleta como meio de transporte, a revitalização e melhor planejamento de ruas e estradas e o uso estratégico de trens (subterrâneos e de superfície).

*O livro será lançado no dia 05 de agosto, a partir das 19h30, nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigüi. São vinte entrevistas com renomados urbanistas, planejadores urbanos e arquitetos de cinco estados brasileiros. É uma reunião de opiniões e sugestões de medidas inteligentes para tornar melhor o dia a dia nas cidades brasileiras, mais condizente com a busca de estar, cada vez mais, entre os países com melhor desenvolvimento do planeta.

Fontes
http://www.tela.com.br/dados_mercado/Anual%20e%20Semestral/semestral2009.pdf
http://www.detran.sp.gov.br/frota/frota.asp
http://www.denatran.gov.br/
http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/estatisticasdetransito/frotadeveiculoscadastradospr/2010/
frotaVeiculoMunicipioAbril2010.pdf
http://www.portaldotransito.com.br/category/estatisticas
http://portal.cnm.org.br/sites/9000/9070/Estudos/Transito/EstudoTransito-versaoconcurso.pdf
http://www.detran.pr.gov.br/
http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=194
FENABRAVE – Semestral 2009 (pdf)
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDR85863-16628,00.html

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