14:55Beto Richa promete criar Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Da assessoria de imprensa de Beto Richa, candidato do PSDB ao governo do Paraná:

O candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, anunciou nesta terça-feira (27) a criação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai trabalhar pela inclusão social e o acesso das pessoas com deficiência no Paraná a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade. “Vamos trabalhar para tornar o Paraná uma referência para o Brasil nesta área, com uma visão moderna e humana”, afirmou Richa, ao lado do candidato a vice-governador, Flávio Arns.

“O Paraná estará seguindo uma tendência nacional, como já acontece em São Paulo e como José Serra Serra pretende fazer no Brasil, criando um Ministério para a área”, disse Arns. “A Secretaria terá o papel fundamental de articulação com as demais áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, a favor da inclusão desse segmento na sociedade.”

Na Prefeitura de Curitiba, Beto Richa já havia regulamentado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, que define políticas municipais e trabalha de forma integrada com obras e programas de outras áreas. Segundo o IBGE, cerca de 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Aplicada essa mesma proporção ao Paraná, chega-se a 1,5 milhão de paranaenses com algum tipo de deficiência.

“Temos que dar a todas as pessoas a condição de plena cidadania, de acesso aos serviços públicos, à educação, à saúde e ao mercado de trabalho. Isso não é um favor: é um direito”, afirmou Richa.

Números do IBGE mostram que ainda há muito que avançar na inclusão das pessoas com deficiência. Enquanto a taxa de alfabetização de pessoas sem deficiência com mais de 15 anos chega a 87,1%, entre as pessoas com deficiência essa proporção cai para 72%. A taxa de freqüência escolar entre crianças até 14 anos sem deficiência é de 94,5%, mas pode cair para 61% em crianças da mesma idade com alguma deficiência física permanente.

No mercado de trabalho, a situação não é diferente. Do total de pessoas com deficiência em idade ativa, somente 1,6% estão no mercado formal de trabalho, segundo a RAIS/2008.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.