16:34Osmar Dias e o apoio ao “O Paraná que Queremos”

Da assessoria de imprensa do senador Osmar Dias, candidato do PDT ao governo do Paraná:

 Osmar dias reitera apoio ao movimento paranaense por transparência na política

Osmar Dias foi nesta sexta-feira (23) à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) para reiterar seu apoio ao movimento “O Paraná que queremos”, encampado por centenas de entidades civis que exigem ficha limpa e mais transparência dos políticos. O senador do PDT é o único dos candidatos ao governo do Paraná a prestigiar o movimento, que também despertou o interesse do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Cavalcante esteve presente no evento desta sexta.

 “Eu espero que esse movimento tenha efeito enorme no Paraná. Ele fez as pessoas ficarem alertas e neste ano, com certeza, serão escolhidos os candidatos que tenham realmente ficha limpa”, disse Osmar, candidato da coligação A União Faz Um Novo Amanhã, que reúne PDT, PMDB, PT, PCdoB, PSC e PR.

No Senado, Osmar defendeu e votou a favor da lei da Ficha Limpa que, segundo ele, deveria entrar em vigor este ano. “Nós votamos acreditando que a lei valeria para 2010, e é isso que queremos. Quem quiser fazer política no Paraná vai ter que obedecer tanto essa lei quanto as propostas desse movimento”, afirmou.

O “Paraná que queremos” reúne 600 entidades lideradas pela seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Entre as propostas defendidas, está a aprovação de lei na Assembléia Legislativa para que todos os atos nos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) sejam publicados na internet. “É muito importante para nós termos o apoio dos políticos e dos candidatos”, disse o presidente da OAB-PR José Lúcio Glomb.

Osmar Dias lembrou no evento que o slogan “O Paraná que queremos” foi usado primeiro por ele, durante consultas públicas organizadas para criação do seu plano de governo.

“A OAB acabou adotando depois, mas achei bom porque resume bem o que queremos para o futuro do nosso Estado.”

TRFPR _ A proposta da criação de um Tribunal Regional Federal no Paraná, reivindicação antiga dos advogados e de toda sociedade paranaense, também é defesa de Osmar. O candidato foi, inclusive, o relator do projeto no Senado.

A proposta agora está na Câmara dos Deputados, mas ele disse que não se descuidou do assunto. Hoje os processos de segunda instância no Paraná exigem deslocamento constante de advogados a Porto Alegre, onde são julgados pelo TRF do Sul.

Fachin no STF – Osmar também informou que trabalha em Brasília pela indicação de Edson Fachin a uma vaga do Supremo Tribunal Federal. Seria o primeiro paranaense a ocupar vaga no tribunal. O senador defendeu o nome de Fachin diretamente ao presidente Lula, durante audiência.

Conferência de advogados – Osmar também disse que gostaria de ver Curitiba como sede da Conferência Nacional dos Advogados, no ano que vem e que, como governador, dará total apoio ao evento.

 A conferência organizada pela OAB está marcada para o segundo semestre de 2011 e deve reunir cerca de 8 mil advogados. Curitiba é uma das quatro cidades candidatas a sede.

Segundo o presidente nacional da OAB, a cidade tem boas chances e que o apoio antecipado do candidato fortalece o pleito da seção do Paraná da entidade. “A entidade mostra de forma importante seu compromisso. Curitiba tem toda simpatia do nosso conselho e é uma grande candidata”, disse.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.