17:31A ciranda de Lia de Itamaracá chega a Antonina

A Universidade Federal do Paraná informa:

Lia de Itamaracá é destaque do 20º Festival de Inverno da UFPR
Um dos destaques da programação de espetáculos do 20º Festival de Inverno da UFPR, que acontece de 10 a 17 de julho, em Antonina, é a cirandeira Lia de Itamaracá. A artista pernambucana fará o show de abertura do Festival, no dia 10, ao lado dos grupos “Mundaréu” e “Voa Voa Maracatu Brincante”.

Lia de Itamaracá é uma referência da cultura popular nordestina, reconhecida inclusive internacionalmente. Ela já foi chamada pelo jornal The New York Times de “diva da música negra”. Nos últimos dez anos, Lia levou suas cirandas para todas as capitais e outras várias grandes cidades do país, além de ter se apresentado por três vezes na Europa.

Em novembro de 2004, Lia recebeu do presidente Lula, em Brasília, a Medalha de Honra e Mérito Cultural. No mesmo mês foi inaugurado o Centro Cultural Estrela de Lia, na Praia de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá. Em dezembro de 2005, a cirandeira recebeu o título de Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco.

O Ciranda de Ritmos, show que será apresentado por Lia no Festival de Inverno, é baseado no álbum homônimo, de 2000. O CD, que teve direção musical do potiguar Carlos Zens, tem ainda grande contribuição do saxofonista Bezerra do Sax, compositor de 90 anos que acompanha Lia há 35. Ele é autor de seis, das 14 faixas do CD, que inclui além da ciranda ritmos como coco, maracatu, frevo e maxixe.

Os arranjos de sopro ficaram por conta do trombonista Biu Negão, músico que está com Lia desde 1990. Biu Negão criou arranjos novos para cirandas tradicionais e vestiu de tradição novas composições de Bezerra do Sax. O frevo “Recife” ficou a cargo do maestro Ademir Araújo, ou Maestro Formiga, como é conhecido, em parceria com a banda Banda Sinfônica do Recife.

O Festival

Em 2010, o Festival de Inverno acontece de 10 a 17 de julho, em Antonina, litoral paranaense. Ao todo, serão cerca de 50 oficinas e 33 espetáculos. As inscrições para os oficinas foram prorrogadas até terça-feira, 06 de julho. Mais informações no site do Festival.

Doações de sucata

A Coordenadoria de Cultura da UFPR vai receber, até o dia 02 de julho, doações de sucata, que será utilizada nas oficinas do 20º Festival de Inverno, que acontece em Antonina, de 10 a 17 de julho. A lista de materiais inclui: latas de refrigerante e óleo; garrafas e garrafas pet; potes de margarina; caixas de ovos; caixas de papelão; folhas de jornal; lixo eletrônico; retalho de ferro de construção ¼ (com no mínimo de 1,1 metros de comprimento); pedaços de piso laminado de madeira ou pedaços de compensado (com no mínimo um metro de comprimento); galões de plástico ou metal; pedaços de bambu, tubos de papelão ou PVC; cordas de aço, linha de pesca ou similares; cabaças, caixas de madeira ou similares; areia, arroz ou similares (para chocalhos); e pedaços de lona plástica (usadas principalmente em banners) ou sacos de polietileno. As doações devem ser levadas à sede da própria Coordenadoria, no 3º andar do Prédio Histórico da Universidade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.