11:46Plano de Enfrentamento ao Crack será apresentado amanhã na Câmara Municipal

O Ministério da Justiça informa:

Crack: Um problema de segurança e saúde pública

O Ministério da Justiça apresenta nesta sexta-feira, 11, em Curitiba – PR, o pacote de medidas batizado como Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas instituído em decreto no último dia 20 de maio pelo presidente Lula. Em encontro na Câmara de Vereadores de Curitiba, a partir das 10h30, o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, vai expor os principais pontos desta nova empreitada brasileira na área de Segurança Pública.

“O plano de enfrentamento é um projeto que nasceu no sentido de integrar ações que já vinham sendo desenvolvidas antes. Isso com algumas inovações. Há aí a combinação de duas posições: a prevenção e a repressão qualificada e inteligente”, adianta o secretário.

A palavra prevenção é um dos pilares do Programa de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, com isso o novo plano vai fazer parte dos vinte Territórios de Paz já espalhados pelo país e também dos que ainda estão previstos para este ano, incluindo o da cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no próximo dia 17. 

Enfrentamento em números:

Foram liberados R$ 410 milhões ainda para este ano. Pensando no crack como um problema que atinge tanto a Segurança Pública quanto a Saúde, os investimentos serão divididos entre ações de ampliação e fortalecimento da rede de tratamento de usuários de droga, boas práticas sociais envolvendo principalmente jovens e iniciativas de controle de fronteiras e combate ao narcotráfico.

O Pefron, policiamento especializado em fronteiras da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por exemplo, deve receber R$ 91,5 milhões pra começar a atuar em onze bases que, juntas, englobam mais de 570 municípios. O Paraná, que faz fronteira com Paraguai e Argentina, é um dos estados brasileiros que vai receber atenção especial. “Nós iremos conectar estas bases e ampliar a Operação Sentinela que já integra um conjunto de polícias – Federal, Civil, Militar, PRF e até as Forças Armadas”, explica Ronaldo Teixeira.

O Plano de Enfretamento também pretende fazer um levantamento inédito dos custos sociais e econômicos do uso do crack. Só assim vai ser possível mensurar as consequências de uma droga devastadora tanto para usuários quanto para o país de um modo geral. 

Serviço:

Apresentação do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Data: 11/06/2010 – sexta-feira

Hora: 10h30

Local: Câmara de Vereadores – Rua Barão do Rio Branco 720, Curitiba

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.