18:07Bibinho e dois ex-diretores da Assembleia saem da prisão

Do site da RPC, em reportagem de Adriano Ribeiro, com informações de Karlos Kohlbach:

Justiça determina soltura de Bibinho e outros dois ex-diretores da AL
Decisão pela liberdade de Abib Miguel, José Ary Nassiff e Cláudio Marques da Silva foi do Supremo Tribunal Federal

O ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR), Abib Miguel, foi solto na tarde desta quinta-feira (10) depois de decisão da Justiça. O ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela liberdade de Bibinho, como o ex-diretor é conhecido. O benefício foi estendido a outros dois ex-diretores da Casa, José Ary Nassiff (administrativo) e Cláudio Marques da Silva (de pessoal), e ao funcionário Daor de Oliveira.

Uma liminar, obtida pela defesa de Bibinho, suspendeu as investigações abertas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) na área criminal para apurar as irregularidades dentro da Assembleia Legislativa, mostradas pela Gazeta do Povo e pela RPC TV na série de reportagens “Diários Secretos”.

A decisão também suspende a tramitação da ação penal contra os três ex-diretores da Assembleia Legislativa que haviam sido denunciados por formação de quadrilha, desvio de dinheiro público, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

O ministro Toffoli, do STF, aceitou o argumento do advogado de Bibinho, José Roberto Batochio, de que as investigações dos “Diários Secretos” não poderiam ser realizadas pelo MP estadual, pois o caso seria um desdobramento do chamado esquema gafanhoto, que veio a público em 2008 e foi apurado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal. Como o caso gafanhoto envolve deputados federais, a competência de investigação e julgamento é do STF. O Supremo já tem um inquérito aberto para investigar o caso gafanhoto.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.