17:25A ponte do Rio São João e a preservação conseguida na Justiça

Da assessoria do deputado estadual Rafael Greca (PMDB):

As procuradoras do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Estado, Ana Cláudia Graf e Heloísa Borges, conquistaram importante vitória em defesa da preservação da ponte sobre o rio S.João, localizada no município de Morretes e que possui valor histórico inestimável para engenharia. Nela foram utilizados os mesmos princípios de construção que Gustave Eiffel consagrou na torre que leva seu nome e é símbolo de Paris. Graças à ação das procuradoras, a América Latina Logística (ALL) tem 90 dias para restaurar a obra tal qual como era antes de 9 de julho de 2004, quando um acidente ferroviário causado por uma composição da empresa destruiu parte da ponte, na altura do quilômetro 62, entre as estações do Véu da Noiva e do Marumbi.

O descaso da empresa foi comunicado em carta à Procuradoria Geral do Estado, à época pelo então deputado estadual Rafael Greca. “A sentença em primeira instância valoriza essa estrada que é a primeira do Brasil feita por braços de homens livres. Antes da abolição, a princesa já colocava tal condição para a estrada levar o seu nome”, ressaltou.

A empresa terá que pagar multa diária de R$ 100 mil por dia após o prazo que a decisão prevê para a restauração. A decisão prevê ainda condenação por dano moral coletivo e pagamento de mais uma multa no valor de 1% do faturamento líquido da empresa no último ano. A ponte sobre o Rio São João e todos os demais elementos do conjunto histórico da ferrovia são monumentos protegidos pelo Tombamento da Serra do Mar.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.