18:37O Ministério Público do Paraná informa: onze estão presos

O Ministério Público do Paraná informa:

MP-PR e Polícia fazem nova operação e prendem 11
Trabalho do Gaeco e da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público também incluiu buscas e apreensões na Casa Legislativa 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), força-tarefa do Ministério Público e das Policias Civil e Militar, e a Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público deflagraram neste sábado (8) a Operação Ectoplasma 2, com a realização de prisões temporárias e buscas e apreensões visando apurar desvios de dinheiro público e outros crimes envolvendo a Assembleia Legislativa do Paraná. Cerca de 80 policiais e 15 promotores de Justiça participaram da operação, além de auditores e outros servidores do MP-PR.

Onze pessoas foram presas temporariamente: Abib Miguel, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa, e Claudio Marques da Silva, ex-diretor de Pessoal, que já estavam presos em função, respectivamente, de mandado de prisão preventiva e prisão em flagrante; José Ary Nassiff, ex-diretor Administrativo; e outras oito pessoas envolvidas na investigação, inclusive algumas apontadas na investigação como supostos funcionários fantasmas. Cinco delas foram liberadas pelo Gaeco depois de prestarem esclarecimentos. Existem outros mandados de prisão pendentes de cumprimento, mas o número e o nome das pessoas procuradas não foram divulgados pelo Ministério Público.

            Todos os 24 mandados de busca e apreensão expedidos foram cumpridos, em Curitiba e Região Metropolitana, na cidade de Faxinal e em São João da Aliança (GO). Entre os locais estava o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná. Os promotores e policiais verificaram áreas como as Diretorias de Pessoal, Financeira e Administrativa, e a gráfica. Foram apreendidos documentos, incluindo procedimentos de admissão de servidores comissionados, e copiados alguns arquivos importantes para a investigação. Em Goiás, foram feitas buscas na fazenda e em um escritório de Abib Miguel, em São João da Aliança.

            Os promotores de Justiça, no entanto, lamentaram o vazamento de informações a respeito da operação, divulgada em notas postadas em blogs, por exemplo, no dia 7. “As notícias frustraram um maior número de prisões”, afirmou o procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual dos Gaecos, adiantando que vai ser investigada a origem desse vazamento.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.