17:01Dia Estadual de Combate a Homofobia agora é lei

Da Liderança do PT na Assembleia Legislativa:

O Dia Estadual de Combate à Homofobia a ser comemorado no dia 17 de maio de cada ano agora é lei no Paraná. O projeto apresentado pelo ex- deputado Professor Lemos(PT) em conjunto com a deputada Rosane Ferreira (PV) foi promulgado no inicio do mês e publicado em diário oficial no dia 15 de março. De acordo com Lemos, não só a homofobia, mas qualquer tipo de discriminação deve ser reprovada. O parlamentar defende que o tema  seja debatido na sociedade e principalmente nas escolas.

“O debate franco dos direitos humanos precisa ser feito com a convicção de que todos e todas somos humanos e apenas esta condição já nos garante a igualdade. Defendemos a igualdade de gênero, bem como a superação da homofobia, lesbofobia e da transfobia no interior das escolas. Não é possível aceitarmos a discriminação ou exclusão pela identidade de gênero e orientação sexual das pessoas”, defende.

A data de 17 de maio remete à decisão da OMS que, em 1990, retirou do rol das enfermidades a homossexualidade, considerada, até então, doença ou perversão.

A idéia de instituir o dia de combate a homofobia surgiu na França. A meta é fazer com que o dia comemorativo faça parte dos calendários oficiais do maior número de países possíveis e entidades internacionais, assim como o Dia da Mulher e o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, para garantir cidadania plena, revogar leis discriminatórias e acabar com a intolerância anti-gay que ainda é forte na maioria das nações.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.