12:45Transparente

Ontem, às 17h39, o site da Assembleia Legislativa do Paraná publicou a seguinte matéria sob o título “Nelson Justus fala sobre o  de recadastramento e política na Band News”. Não deixa de ser uma peça de transparência. Confiram:

O projeto do recadastramento e reenquadramentJo dos funcionários da Assembleia Legislativa e a política paranaense foram os temas centrais da entrevista que o presidente da ALEP, deputado Nelson Justus (DEM), concedeu nesta segunda-feira (15), à Rádio Band News FM. Ele participou do Olho no Olho, programa que há um ano foi inaugurado pelo próprio parlamentar e que, semanalmente, leva aos estúdios da rádio representantes do executivo e do legislativo para falar sobre política.

De acordo com o presidente, o projeto de recadastramento, anunciado no último dia 11, durante sessão plenária, resultará na redução de cargos. Uma comissão especial foi criada para fazer o trabalho de recadastrar cada funcionário da Casa. Todo trabalhador deverá apresentar documento pessoal e preencher formulários relativos às vedações constitucionais. O prazo para conclusão do trabalho será de 120 dias.

 

 Justus não descarta a possibilidade da ALEP realizar um concurso público para preencher vagas que venham a surgir após o reenquadramento dos funcionários. “Depois da conclusão do levantamento, poderemos nos deparar com carências em determinadas áreas”, explicou. O presidente garantiu que todo o processo será feito com transparência – o que tem regido os trabalhos da atual gestão – sem prejuízos para funcionários e sem apadrinhamentos. “Trabalhamos com equilíbrio para não provocar pânico.”

 

O presidente lembrou que o projeto de recadastramento foi definido em conjunto com a Mesa Executiva, com os deputados e o Ministério Público (MP). Ele é o primeiro efeito prático da lei que foi votada e aprovada em plenário, em dezembro do ano passado, e que foi sancionada pelo governador Roberto Requião (PMDB), no mês passado. 

 

Justus destacou que a união de todos tem contribuído para os avanços conquistados pela ALEP na atual gestão. “Todos sabemos que vivemos um outro tempo, de modernidade e transparência. Hoje nenhuma assembleia legislativa do Brasil vive o mesmo processo de transparência da Assembleia do Paraná”, disse. 

 

O presidente lembrou que a ALEP é quarta assembleia que menos gasta no país, segundo uma pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo e publicada no último dia 1.º. O levantamento do jornal mostra que o custo de cada deputado paranaense será de R$ 26,94 por habitante em 2010. 

 

Além disso, Justus citou outras ações que têm fortalecido a imagem da Assembleia perante a população do Paraná e do Brasil. Entre elas está a implantação do Portal da Transparência, a adoção do painel eletrônico, a redução do recesso parlamentar e a criação da TV Sinal. 

 

No próximo dia 30, a ALEP divulgará a nova lista de funcionários da Casa. Justus disse que ela trará mudanças com relação à antiga listagem em função da dispensa e de nomeações de funcionários feitas nos últimos 12 meses. A saída e chegada de novos trabalhadores é resultado, principalmente da dança de cadeiras ocorridas com a cassação do deputado Carlos Simões, com a renúncia do ex-deputado Luiz Fernando Carli Filho e do retorno do deputado Ênio Verri, que provocou a saída do professor José Lemos. 

 

Com a proximidade das eleições, Justus falou da importância do eleitor conhecer o candidato que receberá seu voto nas urnas, em outubro. “Ele deve olhar o passado, a história, o que faz, para onde vai e o que o candidato pode fazer pela sua comunidade, a sua cidade”, disse.
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.