7:22Caio Brandão lança o blog "Licitações e Fraudes"

Caio Brandão dispensa apresentações (para quem não o conhece, ler texto abaixo). Na sexta-feira colocou no ar um blog sobre licitações, cujo nome já diz tudo: “Licitações e Fraudes” (www.licitacoesefraudes.com). O ex-presidente da Sanepar, que sempre nos honrou com alguns comentários, coloca seu conhecimento e inteligência para colocar luzes nesta área nebulosa e quase sempre crivada de falcatruas. Confiram um dos primeiros textos e como Brandão se apresenta ao distinto público:

Os editais, o bem e o mal
“As licitações públicas encerram uma eterna contenda entre o “bem” e o “mal”. O bem, representado pela tentativa de se obter o máximo, pelo mínimo, e o melhor, pelo razoável; o mal, pelo desejo de se fazer o mínimo, pelo máximo, e o apenas aceitável, pelo mínimo razoável. São duas visões opostas, mas legítimas e que coexistem dentro do mesmo objetivo de executar um empreendimento. E, caminhando juntas, essas visões acabam por se ajustar mediante cenário de concessões mútuas e em painel de ganhos e perdas, mas nem sempre graves a ponto de comprometer de forma irremediável o projeto a ser realizado e preservando a satisfação das partes evolvidas.
O que, entretanto, se torna realmente nefasto, é a substituição da contenda e do embate, pela armação e pelo conluio entre o bem e o mal. Aí, o mal se torna apenas o mau, e o bem se transforma na vantagem pessoal auferida mediante os vícios e as irregularidades contempladas pelos editais de licitação que, travestidos de regras, passam a ser apenas o pano de fundo para a maquiagem de projetos, o direcionamento de obras e a consagração de preços superfaturados”. (CB)

Este Blog vai apresentar, semanalmente, editais sob o ponto de vista do bem, do bom, do mal, e do mau. Será uma ferramenta muito útil para todos aqueles interessados em melhor conhecer os labirintos do jogo de interesses que permeia o tocante às obras e serviços públicos em nosso País. Caio Brandão iniciou sua vida profissional como jornalista e bacharelou-se em Administração de Empresas e em Direito. Mas, foi na “Construção Pesada” que ele atuou de forma contínua por mais de duas décadas, como executivo de grandes empreiteiras multinacionais brasileiras.
Caio Brandão, que também foi presidente de estatais em Minas Gerais e no Paraná, além de ter sido membro de Conselhos de Administração de bancos oficiais, é detentor de imensa bagagem no tocante às licitações públicas e seus labirintos. Aqui, neste espaço, ele se propõe a ilustrar, em linguagem prática e acessível, o mundo perverso em que se transformou a contratação de obras e serviços de engenharia neste País.
No cotidiano, ele se dedica aos trabalhos desenvolvidos pelo escritório Caio Brandão Advogados Associados, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.