16:16Justiça cassa prefeito e vice de Campo Mourão

Nelson Tureck (PMDB), prefeito de Campo Mourão, e a vice Regina Massareto Bronzel Dubay acabam de ter os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral do Paraná. Motivo: improbidade administrativa e uso indevido da máquina pública em campanha.

Mensagem enviada pela assessoria de imprensa do escritório de advocacia “Vernalha Guimarães e Pereira Advogados” 

O prefeito Nelson José Tureck (PMDB) e a vice-prefeita Regina Massaretto Bronzel Dubay (PR), do município de Campo Mourão, Norte do Estado, tiveram os mandatos cassados, no início da tarde desta terça-feira (26). A sentença foi proferida pelo juiz eleitoral James Hamilton de Oliveira Macedo.

A ação foi proposta por Tauillo Tezelli e a Coligação Responsabilidade, Competência e Desenvolvimento. Tauillo, que foi candidato concorrente de Tureck nas últimas eleições municipais, em 2008, foi representando pelo escritório Vernalha Guimarães e Pereira Advogados.

Como explica o advogado Gustavo Guedes, um dos responsáveis pela ação, do escritório do professor Luiz Fernando Pereira, essa ação – de impugnação de mandato eletivo, foi proposta depois da diplomação do prefeito – reeleito em outubro de 2008. “A ação questionava a utilização da máquina pública, durante a eleição. Nesta, nós apresentamos diversas situações em que o prefeito eleito, Tureck, havia feito uso de recursos públicos, da prefeitura, para se reeleger”, afirma.

Ainda de acordo com Guedes, nesta sentença o juízo tratou apenas de uma delas: o caso da Frangobrás – Indústria e Comércio de Carnes e Derivados – um grande abatedouro de frangos.  “A Frangobrás foi ‘alimentada’ com verba pública. O prefeito tratou de agilizar a inauguração da indústria, colocando muito dinheiro na obra. A inauguração foi feita há poucos dias antes da eleição, com uma grande festa, com mais de três mil pessoas, um mestre de cerimônia da prefeitura, associando o nome de Tureck à geração de empregos etc para o município. Ou seja, foi uma grande confusão entre o público e o privado”, explica.

Além de cassar o mandato do prefeito e da vice, o juiz determinou a posse imediata do segundo colocado, Tauillo Tezelli.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.