10:56Começou!

Do Jornal de Londrina, em reportagem de Daniel Costa:

Sem-terra invadem pedágio e liberam cancelas em Arapongas
Cerca de 300 pessoas ocupam o local desde o início desta manhã, em protesto por reforma agrária. Motoristas passam sem pagar a tarifa do pedágio

Aproximadamente 300 pessoas ligadas a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) invadiram, por volta das 8h30 desta terça-feira (22), a Praça de Pedágios da Concessionária Viapar de Arapongas, Norte do estado. Os manifestantes reivindicam a liberação do governo federal de quatro áreas para serem utilizadas na reforma agrária. As cancelas foram liberadas pelos manifestantes.

Segundo o coordenador do movimento, Celso Damasceno, as propriedades são localizadas nas cidades de Alvorada do Sul, Porecatu, Ortigueira e Londrina. Ele afirmou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já apresentou três laudos atestando que as áreas são improdutivas. “As famílias querem plantar, mas não temos a terra. Temos os laudos apontando a improdutividade das fazendas, mas o governo federal está enrolando para decretar as áreas para reforma agrária”, afirmou.

Os manifestantes também reivindicam a doação de 300 cestas básicas para as famílias que integram a Contag. Damasceno revelou que muitas famílias estão passando fome. “Está chegando o Natal e muitas famílias não têm o que comer. Temos crianças que estão passando fome”, disse.

O líder do protesto afirmou que os sem-terra só deixarão o local depois que representantes do Incra venham até Arapongas para dar garantias de que as terras reivindicadas sejam realmente destinadas à reforma agrária.

Os manifestantes chegaram à praça de pedágio em três caminhões e três carros. Eles primeiro ocuparam as vias laterais da praça e depois liberaram as cancelas. O fluxo de veículos não foi afetado, com os motoristas passando pelo local sem pagar a tarifa.

A assessoria de imprensa da Viapar informou que já entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está na Praça para evitar tumultos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.