16:03Há 10 mil anos

A Universidade Federal do Paraná informa:

Centro da UFPR mapear histórico da temperatura do planeta

Em parceria com outras instituições, projeto prevê duas expedições até a Antártica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou no final deste ano projeto do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR para investigação de mudanças climáticas.

O projeto, desenvolvido com a colaboração da Universidade de São Paulo (USP) e com grupos de pesquisa da Argentina, Itália e Inglaterra, irá mapear as mudanças climáticas ocorridas num período de 30 a 10 mil atrás. Para tanto, os pesquisadores farão reconstruções paleoceanográficas do continente antártico.

“Vamos recolher evidências de degelo nos últimos milênios, para contribuir com os estudos sobre as tendências do clima global”, explica o professor César de Castro Martins, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos do CEM.

O projeto, que conta com recursos da ordem de R$ 850 mil provenientes do Programa Antártico Brasileiro, prevê duas expedições até a Antártica, de novembro de 2010 a março de 2011 e de novembro de 2011 a março de 2012.

Nelas, os pesquisadores farão análises de substâncias encontradas no fundo do oceano. Eles irão procurar indicadores químicos e biológicos (fósseis), provenientes de organismos que vivem sob a camada de gelo, que tenham se sedimentado no fundo do mar.

Como em épocas mais quentes, com o degelo, essas substâncias e fósseis se tornam mais abundantes no oceano, os pesquisadores conseguirão mapear a temperatura dos mares em diferentes épocas.

“E a temperatura da água é um indicador da temperatura global”, afirma o professor Martins. Com isso, os pesquisadores pretendem entender se o aquecimento do atual período é fruto exclusivo da atividade humana ou de um ciclo natural do planeta.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.