17:54Pela proteção do conteúdo jornalístico na internet

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) informa:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) aderiu à Declaração de Hamburgo, documento internacional que defende o respeito às leis de propriedade intelectual para conteúdo jornalístico reproduzido na internet. A entidade representa 2,5 mil emissoras de rádio e 320 de televisão no país.A manifestação foi lançada em junho deste ano, após encontro do Conselho Europeu de Publishers e da associação Mundial de Jornais, e já conta com 221 signatários em todo o mundo entre empresas de comunicação e associações representativas de rádio e televisão, jornais e revistas.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, afirma que a internet não pode ser uma terra sem lei. Ele defende que governos e legisladores criem regras que preservem os conteúdos intelectuais de autores e produtores. “A liberdade que caracteriza a web não deve significar a ausência completa de normas e o desrespeito a leis já existentes para outros meios”, afirma.
Segundo Slaviero, a proteção da propriedade intelectual na rede é essencial para garantir a qualidade do conteúdo oferecido à sociedade, principalmente, quando se trata de jornalismo. “Esta é uma atividade que requer especialização e altos investimentos, por isso, não se pode prescindir de regras que resguardem as empresas que atuam no setor”, sustenta.
A Declaração de Hamburgo afirma que o equilíbrio econômico-financeiro das empresas jornalísticas em todo o mundo está sendo prejudicado pela atuação de vários agregadores de conteúdo que utilizam a produção de jornalistas, editores e empresas de comunicação sem pagar por seu uso.
O documento defende que “o acesso livre à web não significa necessariamente acesso livre de custos” e discorda “dos que afirmam que a liberdade de informação só será obtida com todos os conteúdos gratuitos”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.