13:16Requião: “O Brasil avança com mais produção e mais trabalho e não com juro bancário”

Da assessoria de imprensa do PMDB do Paraná:

Requião defende programa de governo com mais produção e trabalho no Brasil

      O governador do Paraná, Roberto Requião, defendeu neste sábado (21) que antes de um candidato á presidente, o PMDB precisa de um programa de governo, divisor de águas, que faça frente aos interesses do capital financeiro no país. “O Brasil avança com mais produção e mais trabalho e não com juro bancário”, disse Requião no encontro nacional do partido realizado em Curitiba.

     “Temos que defender o capital produtivo. Temos que ser contra a precarização do trabalho, contra o jogo de juros e defesa do grande capital. Não vai haver defesa do desenvolvimento agrícola e do trabalho com neoliberalismo, com o Brasil sendo comandado pelo Banco Central, que tem pessoas competentes para cuidar da moeda, mas incompetentes para todo o resto”, completou Requião.

     CAPITAL PRODUTIVO – O governador do Paraná – apontado como pré-candidato do PMDB pelo ex-governador Orestes Quércia (SP), pelo governador Luiz Henrique (SC) e pelo senador Pedro Simon (RS) – disse que o programa do partido deve valorizar o capital produtivo. “Trabalho e capital produtivo geram capital financeiro. É um projeto essencial. Enquanto a política monetária conduzir o país, não vamos ter uma política agrícola industrial, social, trabalhista, nacional. Porque o Brasil será um ramo do mercado global e não uma nação”.

     “A partir de um programa podemos pensar em candidatura própria ou em aliança. Mas daí será uma aliança em cima de alguns princípios bem claros e não esta tradicional negociação por cargos. Que não significa nada para o país”, completou.

     CANDIDATO PRÓPRIO – Candidatura própria ou aliança será definida, segundo Requião, em convenção do partido que deve ser realizada no segundo semestre de 2010. “Quem resolve é o partido. Tem tendência de apoio ao PSDB, tem tendência de apoio ao PT, mas acho que a tendência majoritária no PMDB, na base do partido, é a candidatura própria”.

      Requião adiantou que a posição majoritária dos estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – é por candidatura própria. “O PMDB, como uma Fênix, pode ressurgir das cinzas. Se o partido tiver uma posição programática, melhor ainda com um candidato próprio”, disse Requião.

     “Nós temos governadores extraordinariamente bem sucedidos. O Germano Rigotto do Rio Grande do Sul, o governador do Rio de Janeiro (Sérgio Cabral) e eu não excluo o meu nome deste processo. Tudo depende do que quer o partido e não no que nós podemos resolver numa reunião. Nós podemos, por exemplo, nesta reunião, que é uma reunião informal, ou seja, está fora do contexto institucionalizado, estatutário, ter uma opinião. Nós vamos levar esta opinião onde? No Diretório Nacional, para a convenção nacional do partido. Não é num jantar que se resolve isto” completou.
 

PMDB do Paraná

www.pmdbpr.org.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.