10:45Com e sem radar

Para quem estiver interessado, o blog teve acesso e publica abaixo um estudo feito pela Diretran, a partir de dados oficiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), com os  números comparativos dos acidentes de trânsito entre os anos de 1999 e 2008, ou seja, antes e depois da implantação dos radares. Estes equipamentos não seriam necessários se os motoristas cumprissem as leis do trânsito. No quadro abaixo o que chama a atenção é diminuição do total geral de acidentes em 36,6%, levando-se em consideração o aumento da frota de veículos no período, que foi de 60,45%.

  A B C D E
1 COMPARATIVO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM CURITIBA ENTRE 1999 E 2008
2 (APÓS INSTALAÇÃO DOS RADARES)
3   1999 2008 EVOLUÇÃO ABSOLUTA EVOLUÇÃO CONSIDERANDO O CRESCIMENTO DA FROTA
4          
atropelamentos 1,558 1,052 -32.5% -57.9%
6 demais acidentes 4,788 6,630 38.5% -13.7%
7 TOTAL ACIDENTES COM VÍTIMAS 6,346 7,682 21.1% -24.6%
8          
9 atendidos no local 8,227 3,267 -60.3% -75.3%
10 queixas 11,949 16,035 34.2% -16.4%
11 TOTAL ACIDENTES SEM VÍTIMAS 20,176 19,302 -4.3% -40.4%
12          
13 TOTAL GERAL DE ACIDENTES 26,522 26,984 1.7% -36.6%
14          
15  feridos 7,299 9,325 27.76% -20.4%
16 mortes no local 74 98 32.4% -17.5%
17          
18  FROTA 684,212 1,097,830 60.45%  
19  POPULAÇÃO DE CURITIBA 1,578,396 1,825,949 15.68%  
20           
21           
22           
23           
24  ÍNDICES  
25 MORTES NO LOCAL/10.000 VEÍCULOS 1.08 0.89 -17.5%  
26 ATROPELAMENTOS/10.000 VEÍCULOS 22.77 9.58 -57.9%  
27  ACIDENTES COM VÍTIMAS/10.000 VEÍCULOS 69.98 60.39 -13.7%  
28  ATROPELAMENTOS/100.000 HABITANTES 98.71 57.61 -41.6%  
29  MORTOS NO LOCAL/100.000 HABITANTES 4.69 5.37 14.5%  
30  TOTAL DE ACIDENTES/100.000 HABITANTES 1,680.31 1,477.81 -12.1%  
31           
32  Fontes:        
33  – BPTran        
34  – IPARDES e IBGE (Estimativas populacionais para municípios brasileiros)        
35  – Divisão Estatística do Detran-PR  (frota)        
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.