17:32O caos do porto

A Marinha aumentou o calado dos navios que entram e saem do Porto de Paranaguá pelo Canal da Galheta. O Governo do Paraná fez uma festa. Parabéns. Mas hoje, na matéria da Gazeta do Povo, Daniel Lucio, superintendente da Appa, disse o seguinte, depois de informar que a mudança é o “primeiro passo de outros melhoramentos no porto, que chegou a um estado crítico no fim de 2008 com problemas de assoreamento do Canal”. “Tivemos uma série de infortúnios. Estávamos a beira de um colapso”, frisou. Bem, até pouco tempo o Governo do Paraná gastava dinheiro anunciando que o porto era um dos melhores e mais eficientes do mundo, apesar do risco sempre trombeteado da iminência da proibição de navegação e a aprovação, na Câmara Federal, de uma intervenção. Em uma das visitas dos inspetores da Antaq (Agência Nacional de Transpostes Aquaviários), Eduardo Requião, irmão do governador e superientendente desde o início do segundo mandato de Roberto Requião, teve um chilique e queria expulsá-los, como consta em relatório oficial, como se aquilo lá fosse seu restaurante de filé mignon. A declaração do senhor Daniel Lucio apenas confirma o que se sabia e divulgava. O governo demorou sete anos para concordar com os críticos. E bem na hora em que começa a arrumar as malas. Expressionante!

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