17:37Galdino e a “tucanomania”

galdinotucano1

Galdino (de avental) ensina como aderir à tucanomania

Para apreciação, segue texto da assessoria do vereador Professor Galdino (PSDB) sobre a ideia de se institucionalizar o gesto que ele fez ao se filiar ao partido dos tucanos. Confiram e opinem:

A filiação do vereador Professor Galdino ao PSDB, no dia 1º de outubro, provocou a criação de um tipo de comunicação não-verbal que pode inaugurar a tucanomania em Curitiba e no restante do país.

No dia seguinte à filiação do vereador, a Gazeta do Povo, principal jornal do Paraná, estampou foto em que Galdino imita um tucano juntando as duas mãos sobre o rosto, tendo ao seu lado o sorridente prefeito de Curitiba, Beto Richa, que também deve disputar o governo do estado em 2010.

O gesto de Galdino foi a “deixa” para que o vereador popularizasse a marca nas ruas de Curitiba, incluindo além do gesto de juntar as mãos, também o ato de levantar uma das pernas, com o objetivo de mimetizar o pássaro-símbolo do PSDB.

O principal alvo do vereador vem sendo as crianças, que vêem na representação um ato lúdico e divertido, como mostram algumas das fotos anexadas nesta reportagem.

O publicitário Mário Milani que criou o “L” de Lula para a campanha do petista à presidência da República, em 1989, utilizou do mesmo artifício durante um Encontro Nacional do PT. Milani, que havia criado a marca em um bar de Cascavel, no Oeste do Paraná, levou banners e um material explicativo sobre o símbolo e percebeu que as crianças começaram a imitá-lo. “Foi então que senti que a idéia ia pegar”, afirmou Milani em entrevista ao Correio Braziliense.

O Professor Galdino, no entanto, julgou melhor imprimir a marca em suas caminhadas pelas ruas da capital paranaense, característica que se tornou praxe também desde que disputou pela primeira vez as eleições para a Câmara Municipal em 2004.

De acordo com o vereador tucano, o símbolo gestual tem ganhado adeptos também nas lideranças tucanas, entre eles o deputado federal Gustavo Fruet que, em recente reunião com Galdino, viu na comunicação não-verbal do vereador uma saída para tornar o partido menos sisudo perante o eleitorado.

Galdino espera que com o início da campanha eleitoral, em 2010, o símbolo gestual tucano atinja o eleitorado de todo o país e torne-se uma marca do PSDB na campanha presidencial do partido e em todos os rincões do país onde o tucanato irá disputar as eleições.

“Eu espero sinceramente que, assim como o ‘L’ de Lula ganhou adeptos em todo o país, o gesto tucano seja adotado pelos candidatos, pelo eleitorado e também pelos artistas que apoiarem a campanha do PSDB em todo o país. Isso é muito importante”, afirmou Galdino.

O vereador lembrou ainda que todos os candidatos que disputaram eleições anteriormente caíram na mesmice utilizando o “V” de vitória em suas campanhas. O petitsta Mário Milani diz que o PT quebrou essa regra ao adotar o “L” de Lula. Na mesma linha, Galdino agora quer imprimir a marca da tucanomania em todo o país.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.