18:28As novas datas do vestibular da UFPR

A Universidade Federal do Paraná informa:    
 
A Universidade Federal do Paraná decidiu alterar as datas das provas da primeira e segunda fases do processo seletivo 2009-2010. A decisão foi tomada para permitir aos alunos do ensino médio das redes pública e privada receber todo o conteúdo curricular até o final do ano letivo, prorrogado em razão da epidemia de gripe A(H1N1) no Paraná. Com a mudança, a primeira fase do vestibular da UFPR, inicialmente prevista para 15 de novembro, passa para o dia 29 do mesmo mês. A segunda fase, que aconteceria nos dias 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13.
 
“Recebemos diversas solicitações, e optamos por postergar as datas para dar mais prazo para os estudantes receberem os conteúdos em sala de aula”, afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho, em entrevista coletiva.
 
Como o primeiro dia de provas da segunda fase passa a ser numa tarde de sábado, os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos, receberão um atendimento diferenciado.
 
Eles devem entrar no mesmo horário que os demais candidatos, e aguardar, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver a prova. “Esses candidatos devem apresentar um requerimento com esse pedido, acompanhado por uma declaração”, explica o diretor do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde.
 
O tempo de duração da prova do dia 12 de dezembro foi reduzido, de cinco para quatro horas e meia. A UFPR ainda irá decidir se o número de questões discursivas também sofrerá alterações.
 
 
Inscrições
 
As inscrições para o vestibular da UFPR começam às 8 horas de segunda-feira (24/8) e terminam às 16 horas de 30 de setembro.
 
A taxa de inscrição custa R$ 72. Candidatos “treineiros”, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70.
 
Candidatos que não têm condições para pagar esses valores poderão, entre 14 e 18 de setembro, solicitar isenção da taxa, conforme edital específico.
 
O Núcleo de Concursos publicou na tarde desta sexta-feira (21/8) o “Guia do Candidato”, as retificações ao edital do vestibular e as regras para os pedidos de isenção. Todos esses documentos estão disponíveis no endereço www.nc.ufpr.br.
 
 
Vagas
 
O processo seletivo da UFPR oferecerá duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passa de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

Do total de vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos. Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina.

Em 2008, as 5.204 vagas oferecidas pela universidade representaram um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Na ocasião, foram lançadas 21 novas opções de cursos. O total que vinha sendo oferecido até 2007 pelo vestibular da UFPR era de 4.099 vagas.

A principal mudança do próximo vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Assim como em anos anteriores, o edital reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.
 
 
Feira UFPR Cursos e Profissões
 
Entre os dias 11 e 13 de setembro, a universidade promove a sétima edição da feira “UFPR Cursos e Profissões” — evento realizado anualmente desde 2003 e que reúne estandes de todos os cursos de graduação.
 
A feira estará aberta das 8 às 18 horas, no campus Jardim Botânico da universidade, localizado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba. A entrada é gratuita e dispensa inscrição ou agendamento prévios.
 
O público-alvo preferencial são alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Organizada pela Assessoria de Comunicação da UFPR, a feira “UFPR: Cursos e Profissões” tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Funpar, Secretaria da Educação do Paraná, além do apoio de três empresas juniores da própria universidade: Agetur, JR Consultoria e Prattica.
 
 
Calendário do vestibular da UFPR
24 de agosto
Início do período de inscrições

11 a 13 de setembro
Feira UFPR: Cursos e Profissões
(www.ufpr.br/cursoseprofissoes)

14 a 18 de setembro
Período para os pedidos de isenção da taxa de inscrição

30 de setembro
Término do período de inscrições

29 de novembro
Provas da primeira fase

12 e 13 de dezembro
Provas da segunda fase
 
As duas novas opções de curso vestibular 2009
• Biomedicina (manhã e tarde)
• Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental – Palotina (Manhã e tarde)

As 21 opções de curso criadas no último vestibular (2008)
• Arquitetura e Urbanismo (tarde)
• Engenharia Elétrica (noite)
• Engenharia Industrial Madeireira (noite)
• Engenharia Mecânica (noite)
• História (noite)
• Letras Italiano ou Português/Italiano (manhã)
• Letras Japonês (noite)
• Letras Polonês (noite)
• Química (noite)
• Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tarde)
• Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite)
• Tecnologia em Aquicultura – Palotina (noite)
• Tecnologia em Aquicultura – Pontal do Paraná (manhã/tarde)
• Tecnologia em Biocombustíveis – Palotina (noite)
• Tecnologia em Biotecnologia – Palotina (noite)
• Tecnologia em Comunicação Institucional (tarde)
• Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais (manhã e tarde)
• Tecnologia em Gestão da Qualidade (noite)
• Tecnologia em Negócios Imobiliários (noite)
• Tecnologia em Produção Cênica (noite)
• Tecnologia em Secretariado Executivo (noite)

 

Conteúdo relacionado
Mais informações sobre o vestibular 2009-2010 da UFPR
http://nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2010/center_2010.htm

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.