14:39UFPR adia volta às aulas por mais uma semana

 A Universidade Federal do Paraná informa:

Conselho Universitário da UFPR adia volta às aulas para o dia 24 
 
O Conselho Universitário (Coun), instância máxima de decisão da Universidade Federal do Paraná, adiou a volta às aulas, prevista para a próxima segunda-feira (17/8), para o dia 24 de agosto.
 
A semana adicional será utilizada para preparar a comunidade universitária para o retorno às aulas. A administração da UFPR está sugerindo a realização de plenárias setoriais, departamentais e colegiados de cursos. Também irá adequar espaços físicos e adotar procedimentos para minimizar o risco de contágio pelo vírus da gripe A (H1N1). Tomada por unanimidade, a decisão foi construída com a participação das entidades representativas dos professores (Apufpr), dos servidores técnico-administrativos (Sinditest) e dos estudantes (DCE). Segundo a pró-reitora de Graduação, mesmo com o adiamento, o calendário acadêmico será concluído ainda neste ano.  As datas do vestibular não sofrerão alterações.
 O novo adiamento foi decidido com base nas informações das secretarias Estadual e Municipal de Saúde e nos dados dos boletins epidemiológicos, que apontaram um aumento no número de casos da nova gripe. As aulas da universidade estão suspensas desde o último dia 30 de julho.
 
Uma comissão técnica da UFPR tem acompanhado estes números e indicado ações da universidade no combate à gripe. Esta comissão é formada pelos médicos Marta Fragoso, Rui Bocchino Macedo, Raffaello Di Bernardi e pelo engenheiro de segurança Valter Oscar Jentsch.
 
Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a universidade vai realizar uma grande mobilização da comunidade universitária para adotar os cuidados que evitem a propagação da gripe A (H1N1). “Temos condições de receber nossa comunidade com todos os cuidados necessários na volta às aulas”, afirma Zaki.
 
Apesar da conscientização da população sobre a gravidade da epidemia, a universidade continuará a fazer ações de sensibilização e orientação e o acompanhamento diário do quadro evolutivo da situação.
 
 
Medidas
 
A administração da universidade está tomando uma série de medidas para garantir o retorno seguro das atividades de ensino. Além da manutenção de sabonete líquido nos banheiros para higienização das mãos, os campi terão álcool 70% disponível para todos os alunos, técnicos e professores.
 
Ao longo da próxima semana, a universidade deve instalar dispensadores de álcool em todos os prédios. Nos restaurantes universitários, serão feitas algumas adaptações físicas e disponibilizadas luvas e máscaras para os funcionários.
 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas também flexibilizou a exigência sobre os atestados médicos dos servidores, que não precisam mais passar pela Casa 3, unidade médica da UFPR responsável pela homologação dos atestados.
 
As coordenações também foram orientadas a flexibilizar a exigência de homologação dos atestados médicos. A Pró-Reitoria de Graduação também irá orientar os cursos para que liberem as alunas gestantes da freqüência em sala, substituindo a presença por exercícios domiciliares.
 
O Coun também orientou que os espaços físicos sejam mantidos arejados e que, quando possível, os eventos sejam cancelados. As equipes de limpeza também estão sendo treinadas para manter os espaços o mais higienizados possíveis.
 
Além disso, o conselho também decidiu flexibilizar as formaturas. Os alunos que não queiram colar grau com sua turma não precisam mais justificar a ausência e poderão receber o diploma dentro do menor prazo possível. Deverão procurar a secretaria de seu setor para agendar a colação sem solenidade.
 
Por fim, a universidade está organizando uma comissão de recepção, com alunos, professores e técnicos, para começar a atuar no dia 24. O objetivo é propagar informações e orientar para as cautelas pessoais necessárias para evitar o contágio.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.