10:11Pandemia

É preocupante a situação sobre o virus da “gripe suína”, mas todo infectologista entrevistado tenta colocar o problema no devido lugar, para não causar pânico, que só prejudica todo tipo de trabalho para evitar a contaminação. Por isso, tem gente da área da saúde dizendo que o que está ocorrendo de fato é uma pandemia de mídia.

Compartilhe

3 ideias sobre “Pandemia

  1. Frik

    o Temporão parecia uma versão epidemiológica do peão-patrão, daquelas declarações tranquilizantes sobre a crise que seria ‘marolinha’: “Se a gripe chegar aqui, vai ser só… uma corizinha…” – agora chegou, o país tem o anti-gripal na mão, mas estatizado – para ser liberado conforme “resultados de exames” etc – quando já é sabido que nas primeiras 48 horas deve ser administrado em qualquer caso suspeito… Assim como fazem, logo a relação casos confirmados/mortalidade vai apresentar dados alarmantes…

  2. Anônimo

    Quero ver alguém falar que é “pandemia de mídia” na cara da esposa de um rapaz de 33 anos, que faleceu no dia 23, que teve péssimo atendimento em um renomado hospital particular de Curitiba. Desde a data da internação (que somente ocorreu por insistência da esposa) teve um atendimento precário. 2 dias depois, quando o paciente praticamente implorou para ser entubado, pois não conseguia respirar, o hospital “descobriu” que os 2 pulmões dele estavam tomados pela pneumonia. 1 semana depois ele falecer.
    Se a gripe suína mata tanto quanto a gripe comum, porque, então:
    a) nós não conhecemos ninguém que morreu de gripe comum?
    b) por que pneumonias normais são curadas (minha mãe já teve 3 vezes) e a da gripe suína mata?
    c) por que não divulgam quantas pessoas, exatamente, morreram de gripe comum neste ano de 2009?
    d) e, finalmente, por que os hospitais particulares, até semana passada, se recusavam a atender/internar pessoas com suspeita de gripe suína?
    Perguntar não ofende…

  3. Maringas

    Essa gripe surgiu a 3 meses atrás no Mexico, com o nome de gripe mexicana ou gripe suína.

    Agora mesmo fui nos sites de 4 jornais Mexicanos, e encontrei só uma noticia relacionada com a gripe: era uma nota curta confirmando a aparição do terceiro caso da gripe em Cuba.

    Nos jornais argentinos, existe uma seção do La Nacion só sobre a gripe. As notas que estão sendo publicadas essa semana, só falam de como as escolas vão repor as aulas perdidas pela férias longas. No meio duma matéria dessas, o Ministro da Saúde afirma que diminui diariamente os casos de consultas e internamentos pela gripe A.

    Vamos lavar as mãos, e sem alarme, ler “O Mez da Gripe” do Valêncio Xavier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.