18:05Vila Becker: final feliz

Da Agência Estadual de Notícias:

Governo garante 100% da área para construir bairro novo da Vila Becker
Com a doação de 179 lotes pela prefeitura, além dos 265 terrenos cedidos pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), o governo do Estado conseguiu assegurar 100% da área necessária para a construção de um novo bairro, que irá abrigar os moradores da Vila Becker, em Paranaguá. A realocação das 456 famílias é fundamental para a segurança destas pessoas. Elas moram numa vila cercada por empresas que movimentam cargas de produtos químicos e combustíveis sujeitos à explosão.

“No local surge um bairro urbanizado e seguro”, informa o presidente da Cohapar, Rafael Greca, após reunião nesta terça-feira (28), com a diretoria de projetos da Companhia e com a arquiteta representante dos programas de habitação de Paranaguá, Vânia Rodrigues Fóes, que confirmou a doação dos terreno do município para o projeto.

Esse entendimento entre a prefeitura de Paranaguá com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), intermediado pela Cohapar, viabiliza o Bairro Novo das Escolas, anuncia Rafael Greca. “Serão 444 novas casas e mais 12 vilas de ofício, dentro do projeto custeado pela Appa”, informa. As 12 Vilas de Ofício são residências que unem moradia e comércio para o mesmo proprietário e vão formar um centro de pequeno comércio no novo bairro. O centro do bairro vai concentrar equipamentos comunitários como praças, creches e módulo policial.

Além deste projeto da Vila Becker serão construídas no mesmo local mais 40 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, e outras 42 destinadas às famílias do Canal da Anhaia. “Há ainda 39 casas para os moradores que estão no Parque Agrário, já negociadas pelo Ministério da Cidade com a prefeitura local”, informa Greca. Segundo o presidente da Cohapar, “no local surge um bairro urbanizado e seguro para 565 novas casas, além das 103 já construídas pela Cohapar em outro projeto na região”.

As famílias vão mudar para a região do Porto Seguro, com 192 mil metros quadrados, e considerada uma área com grande potencial de valorização. No local existe o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, que recebe novos investimentos para ampliação do local, que já atende 300 alunos, e terá capacidade para mais 250 estudantes. Além do Instituto, estão na área a escola municipal Tramuja Filho e a escola estadual Porto Seguro, que pode atender até 800 alunos em três turnos.

Na sexta-feira passada (24), uma reunião em Paranaguá, com Rafael Greca, o procurador do município Alaor Ribeiro dos Reis, os secretários municipais Ayro Neto (Urbanismo), Georgette Pesh da Silva (Habitação) e Jozaine Baka
(Planejamento) definiu o projeto na região e, nesta terça-feira (28), as áreas doadas pela prefeitura de Paranaguá foram confirmadas pelo município.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.