9:04De ônibus

Da Agência Estadual de Notícias:

Governo já entregou aos municípios 77% dos ônibus recebidos das fábricas
O Governo do Paraná entregou 77% dos ônibus recebidos das empresas Iveco e Mascarello às prefeituras. Desde fevereiro deste ano 554 ônibus chegaram à Curitiba e, até esta quinta-feira (9), 430 unidades já foram levadas para os diversos municípios do Estado. E pelo menos outros 71 ônibus serão destinados até o fim de julho para os 26 municípios da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) .

As fábricas trazem os veículos ao estacionamento do Palácio Iguaçu conforme a produção e o Departamento de Transporte Oficial (Deto) os recebe para providenciar a documentação necessária. Chegam de ambas empresas, em média, cinco ônibus ao dia.

Segundo Rafael Liotto, da área comercial da Mascarello, a indústria entrega ao cerca de 80 novos ônibus por mês – média que se mantém desde o dia 26 de fevereiro. A empresa entregou, no total, 270 unidades para o Governo do Estado. “Abrimos uma terceira fábrica e fizemos diversas contratações para suprir essa demanda”, contou.

Liotto destacou ainda que os veículos são desenvolvidos para trafegar em estradas rurais, com chassi reforçado, carroceria mais alta e pintura de último padrão automotivo. “Os ônibus passam por várias estufas para a pintura ficar mais resistente. São veículos preparados para rodar em estradas de terra e não há qualquer problema em ficarem estacionados a céu aberto”.

O PROGRAMA – Com o programa de Transporte Escolar, o Governo do Paraná comprou 1.110 ônibus para os municípios do Estado em um investimento de R$ 133,5 milhões. São 630 veículos de 31 lugares da marca Volskwagen, fabricados pela Mascarello de Cascavel (PR), e 470 ônibus de 23 lugares da Iveco, encarroçados pela Neobus, de Caxias do Sul (RS).

O Governo faz a capacitação de todos os motoristas que vão levar os alunos. Também realizou um trabalho de georeferenciamento de cerca de 13 mil rotas de transporte escolar, para calcular o melhor caminho a partir dos endereços dos estudantes. Além disso, foi realizada uma licitação para os seguros dos ônibus que pode ser utilizada pelas prefeituras. Na concorrência o Governo conseguiu desconto de 20,3% nas apólices.

Compartilhe

Uma ideia sobre “De ônibus

  1. Pé Vermelho

    Muito bem! Mas precisou CQC para uma nota tão detalhada. Antes culparam até seguro pela demora, mas até aqui na minha Barra do Jacaré, o cara sai de dentro da loja com o carro segurado. Coisa de meia hora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.