7:24Da telona às batatas: as aventuras do narrador Mauro Rafael

por JamurJr.

O Rafael Iatauro está certo: o “Tribunascope” foi comandando pelo jonalista João Feder e a apresentação feita pelo Iatauro. Diga-se de passagem que o atual Chefe da Casa Civil  foi um excelente locutor esportivo e apresentador de espetáculos, incluindo comícios na campanha do Paulo Pimentel e, anteriormente, do Ney Braga. Iniciou carreira com o nome de Mauro Rafael , esteve na equipe esportiva da Rádio Bandeirantes de São Paulo com os maiores cobras da locução esportiva, foi pioneiro da televisão, quando apresentou na TV Paranaense o programa ” Nada Além da Verdade,”  no pequeno estúdio instalado no vigésimo andar do Edificio Tijucas. Quando Ney Braga assumiu o governo, ofereceu ao Iatauro um cargo a escolher na Casa Civil. Com uma visão impressionante, Rafael preferiu assumir o gabinete do secretário da Agricultura, Paulo Pimentel, então um desconhecido advogado de Porecatu. Tendo como idealizador e chefe de operação o deputado Anibal Cury, foi Rafael Iatauro um dos principais articuladores da candidatura de Pimentel ao governo estadual,  lançada pelo PTN, partido do Anibal, que se antecipou no momento em que ainda se discutia dentro do governo Ney Braga a candidatura de Afonso Camargo Neto, preferido pelos neystas. Rafael Iatauro, entre outras coisas, foi o primeiro Diretor Artístico da TV Iguaçu, inaugurada em 28 de dezembro de 1967, de propriedade de Paulo Pimentel. Durante o governo PImentel,
Iatauro realizou um belíssimo trabalho quando houve uma supersafra de batata no Paraná e os agricultores ficaram desesperados com o excesso de produto na lavoura. O governador determinou que fossem carregados vários caminhões(formou-se uma fila em frente ao Palacio Iguaçu) carregados do produto, que foram vendidas a preços muito baixos em estados do Nordeste. Nessa operação, Rafael teve atuação significativa inclusive no papel de negociador entre os produtores e compradores.

Compartilhe

3 ideias sobre “Da telona às batatas: as aventuras do narrador Mauro Rafael

  1. Chico 1

    Lembro sempre que, no primeiro aniversário da TV Iguaçu, o show comemorativo – pasmem! – foi com Elis Regina e Ronald Golias!!! No salão da Sociedade Thalia, um encontro dos mais geniais: Golias cantou com Elis e ela fez número de humor com ele… Inesquecível!!!!

  2. NAGIB

    colando minha colher de pau nessa história? lembrei dos shows que o saudoso jornal “Ultima Hora” promovia em todo o Brasil.

    Em Curitiba, nos anos 60, UH mandou os cantores Neide Fraga, Dircinha Costa e Paulo Molen, para se apresentarem na Sociedade Thalia.

    De repente, aparece alguém pedindo uma “colher de chá” para uma cantora que estava iniciando e prometia sucesso: Elza Soares. Abriu e encerrou o show, sob aplausos.

    Sabe quem era o apresentador? este locutor que vos fala….hehehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.