18:17No PT, a muvuca continua

Da liderança do PT na Assembleia:

O deputado estadual Péricles de Mello, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, criticou as declarações do deputado Tadeu Veneri publicadas no Jornal Gazeta do Povo, na edição do último domingo (14). De acordo com Péricles os assuntos abordados por Veneri na reportagem deveriam ser tratados internamente dentro da bancada sem a necessidade de causar uma tensão interna do partido por meio da imprensa. 

Em relação ao episódio da votação do aumento de 6% dos servidores públicos, ocorrido em maio, Péricles afirmou que Veneri mentiu ao dizer que os deputados do PT se omitiram ao não votar as próprias emendas que apresentou.  “Nunca deixamos de votar uma emenda porque é da oposição. As emendas do PT eram diferentes as da oposição, que tinham caráter demagógico. Nossa emenda só autorizava o reajuste de 15% do salário conforme a arrecadação do governo, isso, inclusive, foi acordado com o fórum dos servidores’. 

Péricles disse também do respeito que a bancada do PT tem o deputado Veneri, ao indicá-lo para uma das principais Comissões da Casa, a de Constituição e Justiça (CCJ). E que não havia necessidade de Veneri fazer declarações agressivas à bancada, prejudiciais à imagem do partido. “O PT nunca foi achincalhado na Assembleia”, reforçou. Péricles lembrou que em vários momentos o PT questiona as ações do governo do Estado, como no caso do Piso Profissional do Professores, quando criou uma Frente Parlamentar para defender a categoria, e ao apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional sobre autonomia universitária. 

Péricles defendeu ainda que o deputado Veneri não precisava transformar um episódio isolado em luta interna um ano antes das eleições, “eu não faço política dessa forma”. “Somos um partido de governo, e participamos com três secretários de estado”, afirmou Péricles. 

O deputado ainda citou o caso da votação de projeto da reforma tributária apresentada pelo governo do estado. Disse que ele, como líder da bancada, convocou uma reunião e decidiu em conjunto com os deputados estaduais e com secretários a apresentação de emenda coletiva sobre o projeto. “Veneri fez um acordo com a oposição. Foi o único que apresentou uma emenda individual e votou a favor de todas as emendas da oposição, que derrubou todas as emendas coletivas do PT, menos a de Veneri. Eu poderia chegar nos jornais e dizer que o deputado Veneri votou com a oposição”, criticou Péricles. 

Péricles ainda questionou Veneri por não citar, na reportagem, os deputados Luciana Rafagnin e Elton Welter, autores da PEC da licença maternidade. 

Ainda de acordo com o líder do PT, Veneri não precisaria usar a imprensa para atacar deputados petistas promovendo uma luta interna dentro do partido.Péricles não acha correto a forma como o deputado se posicionou na entrevista concedida à Gazeta do Povo.

Compartilhe

2 ideias sobre “No PT, a muvuca continua

  1. guilherme artigas

    Como se o Veneri não tivesse tentado resolver internamente essas questões. Foi disso, também, que ele reclamou.
    Acompanhei as prévias do PT, meses antes das eleições municipais de 2008. Quem esteve nessas reuniões, principalmente na que foi realizada na reitoria, viu a maior parte do partido desprestigiar Tadeu Veneri, militante antigo, em nome de uma campanha de Gleisi, com mais recursos, via Paulo Bernardo.
    Cresceu o olho do PT, e o partido está tão descaracterizado que nem reconhece mais as suas atitudes típicas, como as recentes de Veneri.
    Podem dizer que é desinformação de observador externo, mas todo o PT sabe, que Gleisi prevaleceu como candidata no ano passado, por ser mais conveniente com a cúpula do partido, não com o eleitor cativo e consciente do PT. Por isso a eleição foi para cumprir tabela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.